PÁGINA INICIAL - TERRAS POTIGUARES NEWS

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

terça-feira, 2 de junho de 2009

NOVA REPÚBLICA – A PARTIR DE 1985

NOVA REPÚBLICA – A PARTIR DE 1985
Com a posse de José Sarney na presidência da República em substituição a Tancredo Neves, em 15 de março de 1985, nascia o que a imprensa resolveu denominar de “NOVA REPÚBLICA”, sugestão acatada pelo então presidente eleito. O país redemocratizado dava um basta ao auurido “regime militar”,
Com a posse de José Ribamar Ferreira de Araújo Costa – “JOSÉ SARNEY” - (Maranhão, 24/4/1930), filho de Sarney de Araújo Costa NA PRESIDÊNCIA DA República em substituição a Tancredo Neves (4/3/1910 – 21/4/1985), em 15 de março de 1985, nascia o que a imprensa resolveu denominar de ‘Nova República”, sugestão acatada pelo então presidente eleito. O PAÍS REDEMOCRATIZADO, DAVA UMA BASTA AO EXAURIDO “REGIME MILITAR”. A redemocratização no país teve início no dia 15 de janeiro de 1985, quando Tancredo Neves foi eleito, indiretamente, pelo Congresso Nacional. Ele seria o primeiro civil a interromper o ciclo militar.morreu em conseqüência de sete cirurgias e infecção generalizada. Assumiu o vice-´residente José Sarnei.
49– Geraldo José Ferreira da Câmara de Melo, eleito em 15 de novembro de 1986 e tomou posse em 15 de março de 1987. Eleito em 15 de novembro de 1986, juntamente com seu vice-governador Garibaldi Alves, através de uma Aliança formada pelos seguintes partidos: PMDB,PDC e PCdoB, cujo resultado geral ficou assim constituído:
GERALDO MELO.......................................464.557 votos, 45,25%
João Faustino Ferreira neto..........................450.485 votos, 43,88%
Aldo da Fonseca Tinôco............................. 6.700 votos
Sebastião Carneiro (PT)............................ 5.293 VOTOS
Eleito com o país já no exercício da plenitude democrática, seu governo, deu prioridade ao social, destacando-se, entre os projetos que desenvolveu, o funcionamento de leite às famílias carentes no interior. Concluiu uma nova ponte sobre o Rio Potengim em Mõ-dupla, desafogando o trânsito. Em Mossoró construiu o Conhunto Habitacional 30 de Serembro, atual Vingt Rosado, com 2500 residências e em Pau dos Ferros ergueu o Hospital Regional Dr. Cleodon Almeida. Incenivou a agricultura do “Baixo-Açu”.
GERALDO JOSÉ DA CÂMARA FERREIRA DE MELO, natural de Ceará Mirim-RN, nascido em 12 de julho de 1935, filho de Pedro Ferreira de Melo e Almira da Câmara de Melo. É casado com a ex-prefeira de Ceará Mirim, em dois mandatos, dona Maria Edinólia Câmara de Melo, pai de cinco filhos: Pedro Neto, Gustavo, Jerônimo, Renata e Geraldo Filho. Foi o primeiro Secretário Estadual de Planejamento, à época denominado de Secretaria Executiva do Conselho Estadual do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte – CED, no governo do saudoso Aluízio Alves (11/8/1921 – 6/5/2006), no período de 1961 a 1963.
(Integrou o corpo técnico fundador da SUDENE, de 1959 a 1960, onde exerceu o cargo de Diretor da Assistência Técnica, órgãoo coodenador da elaboração e da execução do Plano Diretor implantado por aquela agência federal )1963 a 1964) e do vice-diretor do Departamento de Atividades Econômicas Básicas (DAEB). Deixou o serviço público, apesar de funcionário efetivo da SUDENE, pedindo demissão para dedicar-se à atividade privada.
Fundou, em Recife, a ADPLAN – Administração Industrial e Planejamento, empresa de consultoria econômica, cujo principal cliente veio a ser o Governo Federal, através da SUDENE.
Como Diretor Executivo da ADIPLAN, foi diretor brasileiro de um consórcio internacional integrado ainda pela Empresa The Economist Intelligence Unit, de Londres, e ao qual integrou-se também, como subcontratada, a Mitsui Consultants. Co., do Japão.
Exerceu o cargo de Vice-Governador do Rio Grande do Norte, na gestão de Lavoisier Maia Sobrinho, de 1979 a 1982, tendo renunciado ao mandato antes de seu término para apoiar a candidatura oposicionista ao Governo, encabeçada pelo saudoso Aluízio Alves (PMDB), que perdeu para José Agripino Maia.
Como presidente regional do PMDB no Rio Grande do Norte comandou ao Estado a campanha pelas Eleições Diretas, e a campanha pela eleição de TANCREDO Neves. Em 15 de novembro de 1986 foi eleito Governador Potiguar, vencendo o candidato da situação, João Faustino Ferreira Neto.
Filou-se ao PSDB (fundado em 25/6/1988) em 1993, tendo sido, na ocasião, eleito presidente do Partido no Estado. Nas eleições de 3 de outubro de 1994, foi Senador mais votado no Rio Grande do Norte para o período de 1995 a 2003. Em 2006 tentou retornar o Senado da República, porém, não obteve êxito. Foi 1º Vice-Líder do PSDB, no Senado Federal entre 02/02/1995 e 19/03/1997. Ocupou a 1ª Vice-Presidência do Senado Federal de fevereiro de 1997 a fevereiro de 2003. Foi eleito Líder do Bloco Parlamentar PSDB/PPB, no Senado Federal em 3 de outubro de 2001.
Geraldo Melo* foi eleito governador do Estado, tendo derrotado o deputado João Faustino (PFL), que contava com o apoio do chamado grupo Maia. Venceu a eleição por apenas 14 mil votos, num eleitorado de um milhão de votantes. Sua vitória foi fruto da obstinação em ganhar um pleito que parecia perdido diante da vantagem do adversário no começo da campanha. Competente, bom palanqueiro e excelente expositor, começou a ganhar a eleição no corpo-a-corpo com o eleitorado nas grandes e pequenas cidades do interior do Estado, já que desfrutava de posição favorável em Natal, onde o seu partido, o então PMDB, sempre ganhava as eleições. Não mediu esforços para vencer o pleito, e a vitória viria graças, também, ao plano “Cruzado”, que contribuiu para que o PMDB elegesse vinte e um governadores.Prodígio - Geraldo começou sua vida pública ainda menino de calças curtas, participando de comícios estudantis e depois se transformando em repórter do jornal “Tribuna do Norte”, de Aluízio Alves, que, descobrindo no jovem estudante vocação para a vida pública, incentivou-o não somente no jornalismo,mas na política também. Participou ativamente da campanha que levaria Dinarte Mariz ao governo, em 1955, quando disse a frase que ficou famosa durante a campanha: “Sylvio Pedroza governa de frente para o mar e de costas para o sertão”. Dinarte quis nomeá-lo diretor da Imprensa Oficial, mas foi impedido legalmente porque ele não tinha certificado de reservista. Foi designado secretário particular do governador.
Em 1960, ficou ao lado de Aluízio Alves, em sua caminhada rumo ao palácio do governo. Aluízio, vitorioso, criou o Conselho Estadual do Desenvolvimento (CED),que seria o embrião da futura secretaria de planejamento do Estado, nomeando Geraldo para o cargo no qual ficaria até os idos de 1963, quando se desentendeu com o governador e foi exonerado, juntamente com outros secretários, que pretendiam na época criar a chamada “terceira força”, ou seja, uma opção entre Aluízio e Dinarte. Foi morar em Recife.CEPAL - Já possuidor do curso da Cepal, que, naquela época, correspondia à graduação em economia, foi aprovado num concurso para técnico da Sudene. Lá trabalhou com Celso Furtado. Desligou-se do órgão para manter uma empresa de consultoria técnica, que teve sucesso nos idos de 1960. Depois, enveredou pelo ramo empresarial, até adquirir ações e o controle acionário das usinas Ilha Bela e São Francisco, que seriam fundidas na Companhia Açucareira do Vale do Ceará-Mirim.
Como empresário, Geraldo Melo voltou a residir no Rio Grande do Norte e participar da vida pública. Foi escolhido vice-governador na chapa encabeçada pelo médico Lavoisier Maia, que governou o Estado no período de 1979 a 1983. Teve uma atuação destacada nas vezes em que assumiu o governo, dando-lhe dinâmica e eficiência e conseguindo dividendos políticos junto à opinião pública.Discordância - o processo de escolha do sucessor de Lavoisier Maia, que voltara a ser feito pelo voto direto, discordou da maneira pela qual seria escolhido o candidato do sistema dominante e passou a fazer parte do grupo denominado “Pacto da Solidão”, liderado pelo senador Dinarte Mariz. Tempos depois, Dinarte reverteu sua posição e passou a apoiar José Agripino, mas Geraldo preferiu seguir os caminhos da oposição e apoiou Aluízio Alves para o governo, em 1982. Concluída a eleição, com a vitória de José Agripino (PDS), renunciou ao cargo de vice-governador do Estado.
Passou quatro anos costurando e implantando o PMDB no Rio Grande do Norte, principalmente no interior, onde praticamente a agremiação partidária não existia. Chegou a 1986 com condições de ser o candidato do partido ao governo do Estado. Mas, se não fosse a sua obstinada luta em acreditar numa vitória que parecia impossível, não teria subido as escadas do palácio Potengi em 15 de março de 1987.Ponte - Geraldo Melo construiu uma segunda ponte sobre o rio Potengi para desafogar o trânsito na Zona Norte, que também foi beneficiada com uma arrojada área de lazer. Deu ênfase à saúde, construindo em Natal o moderno Centro de Reabilitação Infantil (CRI), para recuperar deficientes físicos, além da construção de hospitais regionais no interior do Estado. Deu prioridade à agricultura, construindo açudes, cisternas, perfurando poços e incentivando a irrigação, principalmente o projeto “Baixo-Assu”. Incentivou a eletrificação rural, em mais de 10 mil propriedades e a agropecuária. Fez um governo voltado para nossas vocações naturais, sem descuidar-se do social, em cuja área implantou programas para as famílias carentes, construindo casas, creches, abastecimento d’água e saneamento. Deu ênfase à educação, construindo ginásios, escolas e salas de aula.
Nas eleições de 1994, foi eleito o senador mais votado do Estado, apesar de ter passado quatro anos sem mandato, porque ficou no governo até o último dia de sua gestão, tendo passado o cargo ao sucessor.
VICE-GOVERNADOR:
GARIBALDI ALVES - natural de Angicos-RN, filho de Manuel Alves Filho e de Maria Fernandes Alves, com uma prole de 6 irmãos, sendo eles: Alúizio Alves (11/8/1921 – 06/5/2006), ex-governador; Agnelo Alves ( 16/7/1932), ex-prefeito de Natal e atual prefeito de Parnamirim e pai do atual prefeito de Natal, Carlos Eduardo; o saudoso José Gobat Alves (9/9/1925 – 4/5/2004), Expedito Alves, prefeito de Angicos, eleito em 15 de novembro de 1982 e assassinado em 10 de novembro de 1983; Maria de Lourdes Alves e Madre Carmem Alves. Atual primeiro suplente de senador da senadora Rosalba Ciarline e pai do ex-governador Garibaldi Alves Filho e atual presidente do Senado Federal, o qual é o segundo potiguar a exercer importante cargo na política brasileira, o primeiro foi João Café Filho, em 1955. Em 1960 foi eleito deputado estadual.
SECRETÁRIOS
FAZENDA – DEPUTADO FRANCISCO MIRANDA
HABITAÇÃO E BEM ESTAR SOCIAL – LAIRE ROSADO
SEGURANÇA PÚBLICA – CORONEL JOÃO JOSÉ PINHEIRO DA VEIGA e Pedro Simões Net
EDUCAÇÃO E CULTURA – LUIZ EDUARDO CARNEIRO COSTA
ASSUNTOS DE GOVERNO – MARLUSIA SALDANHA
SAÚDE – PEDRO MELO
TRABALHO – OTTO EUFRÁSIO SANTANA
COMANDANTE GERAL DAPM RN: CEL VIRGILIO TAVARES DA SILVA (16/03/1987 – 20/3/1991), natural de São José de Mipibu-RN, nascido em 3 de maio de 1933, filho de Joaquim Lourenço Tavares e de Francisca Gomes da Silva. Casado com Maria Hélia Moura da Silva, natural de Natal, nascida em 26 de janeiro de 1934, com os seguintes filhos: VALTER MUNIZ TAVARES, VILMA LÚCIA MUNIZ TAVARES, VIRGÍLIO TAVARES DA SILVA JÚNIOR E MARCOS ALEXANDRE MOURA TAVARES. Ingressou na amada Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte no dia 3 de fevereiro de 1953 e em 25 de agosto de 1959 foi declarado aAspirante a Oficial e em 25 de dezembro de 1982 foi promovido ao posto de coronel e no dia 16 de março de 1987 tomou posse como comandante Geral da PMRN, recebendo do também coronel PM – Valdomiro Fernandes da Costa (20/11/1935 – 05/06/2006) e comandou a nossa gloriosa corporação até 20 de março de 1991, passando para o coronel PM LUIZ PEREIRA.
PRINCIPAIS FUNÇÕES: Como Oficial Subalterno e Intermediário: - Cmt da 3ª CPN/2º BPM, sediada em Patu; comandantwe da Companhia de Comando, sediada em Natal, Interventor (PREFEITO) do município de Cerro Cora-RN, Interventor do município de Assu-RN. Como Oficial Superior: - Comandante do 1º BPM, sediado em Natal; comandante do CPC-Comando do Policiamento da Capital; Chefe da 3ª Seção/EM; Diretor da Diretoria de Finanças; Diretor da DAL-Diretoria de Spoio Logístico; Chefe do Estado Maior e Sub Comandante da PMRN e comandante Geral da Polícia Militar no período de 1987 a 1991, na gestão do então governador Geraldo Melo.O Coronel Virgílio Tavares transferiu-se para a reserva remunerada no dia 11 de março de 1991.
COMANDANTE DO CORPO DE BOMBEIROS –
GABINETE MILITAR – CORONEL ARMINDO MEDEIROS DE AGUIAR - CASA MILITAR - CORONEL SEBASTIÃO MEDEIROS DE AGUIAR, natural de Natal, nascido a 20 de setembro de 1920, filho de João Julio de Aguiar e de Joaquina Medeiros de Aguiar. Ingressou na PM em 1 de setembro de 1942, na condição de soldado, passando por todas graduações e postos da Polícia Militar. No dia 21 de setembro de 1979, no posto de coronel foi transferido para a reserva remunerada, com 37 anos e 24 dias de efetivo e bons serviços.
Destacando-se sempre no cumprimento das missões que lhe foram confiadas ao longo do tempo, o Coronel Sebastião conseguiu fazer-se credor da admiração e do respeito dos seus camaradas.
Exerceu quase todas as funções inerentes aos postos da sua hierarquia, demonstrando eficiência, tiracínio, zelo, disciplina e acurado senso de responsabilidade. Foi comandante de Companhia e de Batalhão, Tesoureiro, Diretor de Ensino, Inspetor de Zona Policial-Militar, Sub Chefe do Estado Mair, Instrutor de Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais, tendo, em todas as sitações, realçado o seu sentido prático e a sua dedicação ao trabalho.
No âmbito da Secretaria de Segurança Pública, o Coronel Sebastião exerceu por diversas vezes a função de delegado de polícia da Capital e do Interior do Rio Grande do Norte, culminando com o exercício da função de Delegado de Ordem Política. Ao tempo em que esteve à disposição da SSP recebeu, sempre, os melhores elogios dos seus superiores, e a admiração dos seus concidadãos. Na reserva exerceu a função de secretário estadual, no governo de Geraldo Melo assumiu o Gabinete da Casa Militar.
Faleceu em Natal no dia 5 de abril de 2006.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO – BENIVALDO AZEVDO e José Bezerra Marinho Júnior
TRANSPORTES – RONALDO GURGEL
PLANEJAMENTO – NOTHANIAS R. RON S. JÚNIOR
GABINETE CIVIL – JOÃO URURAHI DO NASCIMENTO
AGRICULTURA – ALBERICO VASCONCELOS ROCHA
INTERIOR E JUSTIÇA – ANTONIO VIDAL
DIRETOR DO ITEP
DETRAN
PRSIDENTE DO BANDERN
PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO:
COHAB
DIRETOR DA COLÔNIA PENAL JOÃO CHAVES – CORONEL ALTAMIRO GALVÃO DE PAIVA
COORDENADOR DA POLÍCIA CIVIL – Dr. MAURILIO MEDEIROS PINTO
DIRETOR DA PENITENCIÁRIA MÁRIO NEGÓCIO – CAPITÃO FÁBIO MOREIRA e TENENTE OLIVEIRA JÚNIOR
Vigolvino Wanderley Mariz, natural dr Caicó-RN, nascido a 2 de novembro de 1940, filho do saudoso Dinarte de Medeiros Mariz e de Diva WANDERLEY Mariz. Casado com Elizabeth Machado Vieira Mariz. Bacharel em Ciências Sociais, formado pela Faculdade Federal Fluminense. Niteroi-RJ. Foi deputado federal em três mandatos, eleito em 15 de novembro de 1974 15 de novembro de 1978 e em 15 de novembro de 1982. Em 1985 foi realizada uma pesquisa e Wanderlei foi aprovado como um dos políticos mais honestos do país. Como o povo brasileiro não vota em político honesto, nunca mais foi eleito nem para verador;
José Daniel Diniz
Ademar Medeiros Neto
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO – Antonio Severiano da Câmara Filho, natural de João Câmara-RN, nascido a 13 de junho de 1938, filho de Antonio Severianop da Câmara e de Maria Amélia da Câmara. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, turma de 1964. Foi deputado estadual, pela legenda do PMDB: 1967/71, 1979/83. Deputado Federal, eleito em 15 de novembro de 1982 e em 15 de novembro de 1978.
REITORES:
ANTONIO DE FARIAS CAPISTRANO – 01/1987
ANTONIO GONZAGA CHIMBINHO – 09/1989
Natural de João Câmara, filha de Jerônimo Câmara e de Maria Ester de França Câmara, casada com o ex-governador e ex-senador Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo, Como primeira dama do Estado, no período de 31 de janeiro de 1987 a 31 de dezembro de 1990, Maria Edinólia foi presidente do MEIOS-Movimento de Integração e Orientação Social e coordenadora estadual do PRONAV-Programa Nacional do Voluntário. Ela foi ainda superintendente da LBA e secretária estadual de Habitação e Promoção Social.
RESULTADO:
Geraldo Melo (PMDB, PCB e PCdo B).......................464.557 – 45,25%
João Faustino (PDS, PFL e PTB).................................450.485 – 43,88%
Aldo da Fobseca Tinôco .............................................. 6.700 votos
Sebastião Carneiro (PT)............................................... 5.293 votos.
MAIORIA de Geraldo Melo sobre seu segundo opositor João Faustino Ferreira Neto foi de 14072 votos
CANDIDATOS DERROTADOS
João Faustino Ferreira Neto, natural de Recife-Pe, nascido a 16/7/1942. Filho de Edson Maranhão Ferreira e de Antonia Aurora de Carvalho Ferreira. É casado com a Drª Sônia Maria Fernandes Ferreira, natural de Pau dos Ferros, filha do ex-deputado e prefeito de Pau dos Ferros, Dr. José Fernandes de Melo (Currais Novos, 2/3/1917 – 9/9/2001) e de Lindalva Torquato Fernandes (Luís Gomes, 25/5/1923 -28/6/1996). Foi secretário de Educação e Cultura de Natal, como também do RGN. Nas eleições de 15/11/1978, disputa pela 1ª vez um mandato eletivo, tendo sido o candidato mais votado do RGN, conquistando 74.517 votos. Em 1986 foi derrotado por Geraldo Melo para o governo potiguar.
ULISSES BEZERRA POTIGUAR – candidato a vice- governador na chapa encabeçada por João Faustino Ferreira Neto, que foi derrotado pelo seu opositor, senhor Garibaldi Alves, este irmão do ex-governador Aluízio Alves e pai do ex-governador Garibaldi Alves Filho.
ULISSES POTIGUAR, natural de Parelhas, nascido a 16 de janeiro de 1926. Foi vereador por sua terra natal, deputado estadual, deputado estadual e suplente de senador. Hoje aos 80 anos de idade, sendo um valoroso médico e político. Exemplo de ética e honradez na vida pública. Semeador da sinceridade. Nunca enganou ninguém Foi sempre o mesmo.
50 – José Agripino Maia , assumiu em 15 de março de 1991.
Em 25 de novembro de 1990, José Agripino conquista seu segundo mandato como chefe do poder executivo estadual. Em segundo turno, juntamente com seu vice-governador Vivaldo Silvino Costa, através de uma coligação denominada de “VONTADE DO POVO”, formada pelos partidos: PFF, PDT, PL e PP derrotou seu parente Lavoisier Maia Sobrinho, este agora apoiado por seus tradicionais adversários. Ganhou no primeiro turno, mas não obteve maioria absoluta exigida pela nova legislação eleitoral. Foi para o segundo turno e ganhou a eleição. Aos que queriam comparar suas duas gestões, José Agripino Maia afirmava que, no segundo mandato, os tempos eram outros, e a escassez de recursos, quase total: “Pela primeira vez no Rio Grande do Norte, estamos administrando e construindo obras com recursos próprios do Estado”.PRESIDENTE DO CCJ - Durante o seu segundo mandato, elegeu o turismo e a agricultura como metas prioritárias, explorando as vocações da terra, sem contudo descuidar-se da segurança, educação e saúde. Com a construção da “Rota do Sol”, na Zona Sul, e o asfaltamento dos acessos às praias da Zona Norte, pavimentou os caminhos do turismo no Rio Grande do Norte. Bom palanqueiro, orador de massa, administrador competente, o senador José Agripino perdeu apenas a última eleição em 1998 para o governador reeleito Garibaldi Filho, quando tentou voltar ao governo do Estado pela terceira vez.
Eleito pelo voto popular em 25 de novembro de 1990, em segundo turno, , cujo resultado geral para governador no 2º turno ficou assim constituído:
ELEITORES ..................................................................1.331,039 eleitores
Urnas ..............................................................................4.752 secções eleitorais
José Agripino ...................................................................525,407 votos, 50,06%
Lavoisier Maia...................................................................483,831 votos, 47,94%
José Agripino Maia, - “JAJÁ”, como gosta de ser carinhosamente chamado é o primeiro potiguar a eleger-se duas vezes pelo voto popular e secreto, ou seja, foi eleito pela vontade do povo do Rio Grande do Norte, para o cargo de Governador. Sua primeira vitória ocorreu em 15 de novembro de 1982. Quando venceu nas urnas o embativel ex-goernador Alúzio Alves por uma diferança de 106 mil votos. A segunda ocorreo em 25 de novembro de 1990, em 2º turno. “Portanto, José Agripino é o primeiro norte-rio-grandense a eleger-seduas vezes para o mandato de governador, confirmando duas importantíssimas frases do nosso líder: QUEM CAMINHA AO LADO DO POVO NÃO SE PERDE NOS CAMINHOS DO FUTURO” e “QUEM FAZ A VONTADE DO POVO MOSTRA AO POVO O QUE FAZ”
José Agripino Maia, mossoroense, nascido a 23/5/1945, filho do ex-governador Tarcísio de Vasconcelos Maia (26/8/1916 – 13/4/1998) e de dona Tereza Maia. Em 1979 é nomeado prefeito de Natal, governando de 23/3/79 a 14/5/82. Fazendo uma excepcional administração municipal, se tornando assim um dos melhores prefeito natalense e, 3 anos depois, elegeu-se governador do Rio Grande do Norte, derrotando o maior cacique da política potiguar, Dr. Aluízio Alves (11/8/1921), com uma maioria superior a 106 mil votos. Em 1990 reelege-se governador. 4 anos depois reelege-se, novamente senador, passando 8 anos no Congresso Nacional. Em 2002 consegue seu 3º mandato para o senado. No próximo pleito eleitoral poderá ser candidato a Vice-Presidente da República na chapa de Geraldo Alckmin, governador de São Paulo ou disputar o governo do Estado. Como também pode vir a apoiar Garibaldi Alves ou Rosalba Ciarline para o governo do Estado no pleito eleitoral de 01 outubro de 2006. É casado com ANITA CATALÃO MAIA, baiana, atual presidente Regional do PFL MULHER do Rio Grande do Norte.
Fez o curso primário em Mossoró e parte do ginásio em Natal, capital do estado. Aos treze anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde seu pai fazia parte do Congresso Nacional. Lá completou o ensino médio no Colégio Andrews. Graduou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado da Guanabara e na mesma instituição fez pós-graduação em Estabilização de Taludes.
O político potiguar é casado com Anita Louise Catalão Maia e tem dois filhos, Alexande e Felipe. Além de político, é também empresário do ramo da comunicação, proprietário da Tv Tropical e de emissoras de rádio no Rio Grande do Norte.
de comunicação composto por estações de rádio e tv intitulado Rede Tropical. Fundada em 1986 pelo ex governador Tarcíscio Maia, transmite através do canal 8 VHF para toda a Região Metropolitana de Natal, cobrindo também alguns municípios do interior através de links terrestres. Foi afiliada à Rede Manchete até 1997, quando passou a transmitir a programação da Rede Record com exclusividade para o RN.
Sua história é marcada desde o início pela forte influência política no conteúdo de sua programação. Ainda hoje são freqüentes as inserções de pronunciamentos inteiros de seus proprietários (senador José Agripino Maia e o deputado Felipe Maia), além das inúmeras reportagens em que ambos são protagonistas ou partícipes. Também são comuns as matérias e comentários desfavoráveis aos adversários políticos, contrariando o padrão de qualidade em implantação pela Record e a própria legislação aplicável às concessões de televisão.
A mudança de cabeça de rede foi marco de mudanças em sua estrutura e programação local, até então precárias. Opera com o transmissor mais potente do estado (15 kW), possui grade de programação mais ampla e é a única que trabalha exclusivamente com câmeras e VTs digitais, embora ainda não transmita a sua programação via satélite nem disponha de uma unidade móvel, como suas concorrentes. Apresenta em sua grade diversos programas, jornalísticos e de entretenimento, a maioria produzida em seus próprios estúdios e uma pequena parte por produtores independentes.
No segmento jornalístico, seus programas tiveram sensível evolução com investimentos após a afiliação à Record, fruto também da forte concorrência com a os jornalísticos da InterTV e TV Ponta Negra. Além da redação em Natal, sua equipe de jornalismo conta com correspondentes em Mossoró (RN) e Brasília (DF) e participa ativamente dos telejornais nacionais da Rede Record, tendo sido responsável pela produção de dois documentários para o programa Repórter Record.
Principais programas
Caso de Polícia - Programa policial, apresentado pelos radialistas Túlio Lemos e Elizabeth Venturi, com reportagens de Roberta Trindade;
Jornal da Tropical - Telejornal apresentado por Murilo Meireles, com reportagens abrangentes, entrevistas e cobertura da atuação do deputado Felipe Maia (DEM/RN) e do Senador José Agripino (DEM/RN);
Encontro com a Notícia - Debate sobre fatos do dia, com forte cunho político, apresentado por Daniela Freire, Rodrigo Levino e Jânio Vidal (diretor da emissora);
Câmera Aberta - Programa da ex-vereadora do DEM Sonaly Rosado, com comentários sobre mais variados temas;
Tropical Notícias - Telejornal noturno (equivalente ao Praça Record) com o resumo dos fatos do dia e cobertura da atuação do deputado Felipe Maia (DEM/RN) e do Senador José Agripino (DEM/RN);
Empresas e Empresários - Programa sobre o mercado empresarial potiguar, apresentado pelo publicitário Ronaldo Soares;
Semana na TV - Telejornal em formato de revista, exibido no fim de semana;
Procure seus Direitos - Programa de Ney Lopes Jr em que o pré-candidato a vereador do DEM responde a perguntas dos telespectadores;
Batendo Perna (independente) - Programa jovem com a cobertura dos eventos do Estado.
COBERTURA
Natal e região metropolitana (geradora) :Caicó, Mossoró, Currais Novos ,João Câmara, Angicos, Serra do Mel ,Assu, Macau , Guamaré , Nova Cruz, Serra de São Bento , Martins , Pau dos Ferros , Apodi, Santa Cruz, Lagoa Salgada .
EMISSORAS DA REDE TROPICAL
TV Tropical – Canal 08 - Natal , 30 de outubro de 1987, afiliada na época à Rede Manchete de Televisão e hoje, a Rede Recorde
MTV Natal - Canal 25 - Natal
FM Tropical – 103,9 FM - Natal , 30/10/1987
CBN Natal – 1.190 AM - Natal
Tropical Vídeo - Natal
Rádio Tropical, antiga Rádio Trairi, fundada em 1º de setembro de 1962, que teve como primeiro proprietário o deputado Theodorico Bezerra, que em 21 de setembro de 1984 foi adquirida por José Agripino Maia que passou a ser chamada de Rádio Tropocal
Rádio Salinas – 1.510 AM - Macau – 27/10/1986
Rádio A Voz do Seridó – 1.100 AM - Caicó - 26/7/1985
Rádio Cultura – 1.560 AM - Pau dos Ferros – 25/4/1986
Rádio Curimataú – 1.530 AM - Nova Cruz – 11/3/1983
Rádio Libertadora - 1.430 AM - Mossoró – 30/9/1983
Rádio Ouro Branco – 1.360 AM - Currais Novos – 06/04/1984
José Agripino é primo do político César Maia, atual prfeito do Rio de Janeiro.
Carreira política - Agripino exerceu durante quase uma década a engenharia civil e também cargos administrativos e de direção na iniciativa privada, até iniciar sua carreira política, em 1979, como prefeito de Natal, nomeado pela ditadura militar. Em 1982, na primeira eleição direta realizada após o movimento militar de 1964, Agripino chegou ao governo do Rio Grande do Norte. Foi o terceiro governador consecutivo da familia. Antes o cargo foi ocupado por seu pai Tarcísio de Vasconcelos Maia e pelo seu primo Lavoisier Maia Sobrinho. Ambos foram nomeados e não eleitos, demonstrando a força que sua família obteve com sua colaboração ao regime de exceção.
CORAGEM - Agripino traiu o governo militar, da qual antes fazia parte, e foi um dos articuladores da Frente Liberal que apoiou o então governador de Minas Gerais, Tancredo Neves, à presidência da República, em 1985. Sempre buscando se manter no poder. Em 1987, foi eleito pela primeira vez, senador da República. Em 1990, o senador foi eleito pela segunda vez governador do Rio Grande do Norte.
PRIMEIRO POTIGUAR ELEITO DUAS VEZ PELO VOTO POPULAR E SECRETO – Em 3 de outubro de 1994 1994, Agripino foi reeleito senador da República e assumiu a vice-presidência da Comissão Executiva Nacional do Partido da Frente Liberal. Ele foi presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura e da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Em 1998, perdeu a disputa para o governo do Rio Grande do Norte.
Em 2001, o senador potiguar assumiu a liderança do PFL. No governo Lula, Agripino Maia tornou-se uma das principais lideranças da oposição e de seu partido - atual DEM.
Tortura e Mentira - Em depoimento da Ministra Dilma Roussef a Comissão de Infra-Estrutura do Senado, em 07 de maio de 2008, José Agripino Maia citou uma entrevista da ministra em que ela alegava ter mentido muito quando foi presa e torturada durante a Ditadura Militar. Ele ainda disse ter medo da voltar ao regime de exceção. Tal ataque gerou uma resposta da ministra defendendo a mentira sob tortura e lembrando que eles estavam em "momentos diferentes" durante a ditadura, em referência ao fato que o senador (ex-prefeito Biônico) e sua família foram membros destacados do regime de exceção citado por ele. A repercussão do acontecido gerou fortes críticas a Agripino por parte de seu partido e maioria da base oposicionista da qual fazia parte. Tendo o evento se consolidado como um tiro que saiu pela culatra, pois além de não alcançar o objetivo de minar as bases eleitorais da possível candidatura de Dilma à sucessão presidencial de 2010, ainda a reforçou. Apesar deter sido criticado por pessoas que antes eram contra a ditadura, porém, quando chegaram no poder passaram a fazer as mesmas coisas dos governos militares. O Brasil precisa de homem honesto assim como José Agripino o qual nunca se envolveu em coisas ilícitas, caso o tivesse, com certeza o presidente Inácio Lula da Silva, juntamente com o PT e os partidos aliados, principalmente, o senador Renan Calheiros, ex-presidente do Senado que renunciou a presidência da casa, por ter sido envolvido em encandâlos e investigado e protegidos por alguns companheiros, na lista dos limitados investigadores estavam José Agripino Maia, daí essa turma de corruptos já tinham cassado seu mandato e colocado na prisão, como não encontraram nada, vão ter que engolir nosso honesto senador. A toda poderosa Dilma Rousset que é igualzinha a José Dirceu poe medo tanto na situação, como na oposição, menos para Jajá que apesar , de felizmente está combatendo a facaltruas, mas infelizmente vem perdendo força e poderá ser esmagado pelo rolo compressor da máquina do governo Federal. Na campanha política seus adversários políticos vão fazer de tudo para derrotar José Agripino e conseguirão tendo em vista que é muito fácil comprar o pobre coitado do eleitor potiguar e daí o futuro dele é escuro, não nas eleições de 5 de outubro de 2008, e sim, em 2010, quando termina seu mandato e ele terá dois fortes concorrentes, que são eles: Vilma de Faria, com uma vaga quase certa e a outra está mais para Garibaldi Alves Filho.
Não mudou nada do regime militar para nossa fajuta democracia, tudo que os militares faziam de ruim nossos atuais politicos fazem atualmente. Lula poderia ter sido a diferencial, mas não foi, é igualzinho a todos os ex-presidentes da República, a diferença é que ele fez um pouquinho mais pela pobreza, ressaltando, esse pouco foi retirado dos funcionários públicos e aposentados brasileiros. Que sem aumento digno passam a fazer emprestimos com juros altos. Enquanto um funcionário ou aposentado faz um emprestimo de mil reais e pagam com dois mil, alguns pobres coitados fazem emprestimos de mil e quitam com setecentos reais. Tudo bem, nota 1000 para o governo, porém, boa parte desse dinheiro vem dos próprios emprestimos feitos pela maioria de funcionários públicos e aposentados/pensionistas que sem digno salário ficam devendo e imaginando que com os emprestimos sairão do vermelho, engano total, com tal atitude passam passa o fogo total, haja vista que devendo no comercio quitamos sim, mais de acordo com as possibilidades; enquanto, devendo ao banco, é descontado assim que o vencimento entra na conta. Porque o governo não faz a mesma coisa com o funcionário, não digo igualzinho, mas no mínimo parecido, ou seja, um emprestimo de mil real cometido por um essa categoria pagasse no mínimo 900 reais, ou no máximo 1100 reais. Seria bom demais, mas pagar com dois mil matar qualquer funcionário e aposentado. O governo Lula deixou a imensa maioria dessas duas categorias no fundo do posso e caminha num berco sem saída, já que o futuro presidente copiará as mesmas coisas ruim dos antecessores
No minguado grupo dos nossos políticos honestos, ocupa lugar mui distinto o Senador da República JOSÉ AGRIPINO MAIA, objeto das breves observações que traçamos. Não existe entre os políticos brasileiros um nome mais conhecido no país do que o do Senhor José Agripino Maia, mossoroense, com os seguintes mandatos: prefeito de Natal, duas vezes governador do Estadodo Rio Grande do Norte e três vezes senador. Todos os dias aparecem no noticiário nacional combatendo os políticos corruptos e ladrões Nenhum dos nossos homens é objeto de mais simpatia, de mais amor, de mais respeito. O Sr. José Agripino desde que apareceu no parlamento brasileiro, em 21 de fevereiro de 1987, na condição de senador, eleito em 15 de novembro de 1986 chamou sobre si a atenção pública, por seu esclarecido patriotismo, por sua nobre e corajosa franqueza, da qual continua até hoje. José Agripino durante sua longa trajetória política jáprovou por mais “a” por mais “b” que realmente é um homem público honesto. Se o Congresso Nacional tivesse meia dúzia com sua honestidade, com certeza o Brasil seria menos corrupto O parlamento brasileiro é talvez entre todos os que existem o que mais se distingue na aplicação do que se chama conveniências parlamentares. Nos outros países não se liga a estas palavras a mesma ideia que no Brasil. As conveniências parlamentares não permitem que se use na tribuna de uma linguagem menos decente; que se comprometam os interesses do país em relação ao estrangeiro, por meio de revelações indiscretas; mas o respeito às conveniências não domina o orador aponto de obrigá-lo a não revelar os escândalos da administração, a corrupção dos funcionários e todos os abusos que se introduzem no governo da sociedade.
Recorde - Na chamada República Velha, no começo do século, pelo voto “a bico de pena”, retornaram ao poder Ferreira Chaves, Alberto Maranhão e Antônio de Souza. O governador José Agripino** tem outro recorde na política norte-riograndense: foi também o primeiro a disputar seguidamente seis pleitos majoritários, apenas perdendo um – em 4 de outubro de 1998, perdeu o governo do Estado para Garibaldi Alves Filho, em 1º turno. Teve como companheiro de chapa, o mossoroense Carlos de Souza Rosado, este filho do saudoso Dix-sept Rosado Maia. Elegeu-se governador em 15 de novembro de 1892, senador da República em 15 de novembro de 1986, e novamente governador em 03 de outubro de 1990 – 1º turno; 25 de novembro de 1990 - 2º turno; e senador em em 4 de outubro de 1994; e novamente senador, pela terceira vez, eleito em 6 deoutubro de 2002, com mandato até fevereiro de 2011.
PRIMEIRA DAMA – Anita Catal]ao Maia, natural de salvador-BA
FILHO – Felipe Catalão Maia, natural de Natal, nascido a 7 de dezembro de 1973. Eleito deputado federal em 1º de outubro de 2006, pela legenda do antigo PFL, atual Democratas, com 124.382 votos. Tomou posse em 21 de fevereiro de 2007

SECRETÁRIOS/EQUIPE
TRABALHO E AÇÃO SOCIAL - CARLOS AUGUSTO DE SOUZA ROSADO, natural de Mossoró, nascido a 23 de dezembro de 1948, filho de Jerônimo Dix-huit Rosado Maia e de Adalgisa Souza Rosado. É profesor Universitário, Engenheiro Agrônomo e Economista. Com 4 mandatos de deputado federal, eleito nos pleitos eleitorais: 1994, 1998, 2002. Em 2006 não eleito,porém, conquistou a 1ª suplência, com a morte do deputado Nei Dias, em 20 de julho de 2007, ele assumiu em 2 de agosto de 2007. É casado com Dona Mary Simone Barrocos Rosado. Secretário do Trabalho e Ação Social na segunda administração no Governo de José Agripíno Maia (1991/94). Secretário da Indústria, do Comércio, da Ciência e Tecnologia, empossado em 1º de janeiro de 2003, pela Governadora Vilma Maria de Faria.
REITORES:
MARIA DAS NEVES DE OLIVEIRA CASTRO – 09/1993
COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR: CEL LUIZ PEREIRA (20/03/1991 – 03/03/1994), natural de Touros-RN, nascido em 10 de janeiro de 1937. Casado com Nair Leite Ferreira. Ingressou na PMRN no dia 16 de maio de 1962. Foi comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, no período de 20 de março de 1991, recebendo do Coronel PM Virgílio Tavares e comandou até 3 de março de 1994, quando passou o cargo para o Coronel PM Artur Mesquita Neto.
CEL PM ALTAMIRO GALVÃO DE PAIVA - 03/3/1994 – 12/12/1995 - Natural de Natal, nascido a 8 de abril de 1946, filho de Olavo Xavier de Paiva e de Gloina Galvão de Paiva. Ingressou na PM em 30 de março de 1966. Foi transferido para a reserva remunerada em 7 de dezembro de 1995, conforme ato Governamental publicado no Diário Oficial de 11 de dezembro de 1995.

51 – Vivaldo Costa, vice-governador, tomou posse em 30 de março de 1995
Chegou ao Governo do Estado depois da renuncia do governador José Agripino Mai que, pela segunda vezm concorria à uma vaga para o senado nas eleições de 3 de outubro de 1994, o qual fora eleito. Deu prioridade à construção de obras no Seridó, destacando-se a Barragem “Passagem das Trairas”, de fundamental importância para a região.
VIVALDO SILVINO DA COSTA – candidato a vice-governador na chapa encabeçada de José Agripino, que venceram seus opositores Lavoisier Maia e Laíre Rosado. Vivaldo, natural de Caicó, nascido a 1º de novembro de 1941, filho de Raimundo Silvino da Costa e de D. Francisca dos Anjos Costa. Com a desincompatilização do governador José Agripino para concorrer uma vaga no senado Federal, ele assume o governo em 31/3/94, governando até 01/01/95, passando para seu sucessor Garibaldi Alves. Vivaldo atualmente encontra-se exercendo seu 5º mandato de deputado estadual.
É formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi deputado estadual: 15 de novembro de 1974, pela ARENA;5 de novembro de 1978, pelo PDS; 15 de novembro de 1982, pelo PDS; e 15 de novembro de 1986, pelo PDS; e 3 de outubro de 1990, pela legenda do PDS. Em 3 de outubro de 1996 elegeu-se prefeito de Caicó, juntamente com seu vice-prefeito, senhor Nilson Dias de Araújo. Assumiu como suplente, o mandato de deputado federal na legislatura de 1999/2003, em 2 de janeiro de 2003. Foi líder do PDS; Vice-presidente (1996/99) e Presidente (1999/2002)( Em 2002 foi eleito novamente deputado estadual, cujo mandato terminou em 2007, não conquistando sua reeleição.
Foi professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 1968 a 1971, e presidente (1973/1990) da Fundação Hospitalar Carlindo Dantas, Caicó; Secretário de Promoção Social (1998/1999) Prefeitura de Natal, na gestão de Vila de Faria. É membro do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte.
Vivaldo Silvino da Costa* assumiu o governo do Estado no dia 30 de março de 1994, após a renúncia do governador José Agripino para disputar a eleição ao Senado. Chegou ao poder com a frase do ex-senador Dix-huit Rosado na cabeça: “Quem não é capaz de fazer algo por sua terra, não é capaz de fazer nada pela terra de ninguém”. Vivaldo fez um governo comprometido com o Seridó e, principalmente, com sua cidade Caicó, a que se refere sempre como se fosse um “santuário” protegido pelas bençãos da padroeira Santana.
Entrou para a vida pública do Rio Grande do Norte pelas mãos do senador Dinarte Mariz, disputando eleição para a prefeitura de Caicó em 1972, quando perdeu para Manoel Torres por apenas 75 votos. Resolveu continuar na política e se elegeu deputado estadual por dezesseis anos consecutivos, de 1974 a 1990, tendo sido 1º secretário e, por duas vezes, vice-presidente da Assembléia Legislativa, da qual, em seguida, foi também seu presidente, cujo mandato se encerrou em 1990, quando foi eleito vice-governador na chapa de José Agripino.Início - Vivaldo iniciou-se na política, nos anos 60, como presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina da UFRN. Em seguida, elegeu-se presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) em 1963, antevéspera do golpe militar de 1964. Na época, estudante de esquerda, o jovem Vivaldo Costa já demonstrava liderança e sensibilidade para a política, tendo sido testado com êxito em eleições estudantis, num “vestibular” para a vida pública.
Formado e já professor adjunto da Faculdade de Medicina, começou a clinicar em sociedade com os médicos Gizelda Trigueiro e Sinval Lopes. Já tinha uma boa clientela quando foi lembrado para disputar a prefeitura de Caicó. Vivaldo deu um sonoro não. Queria continuar em Natal, onde já tinha um bom conceito como médico. Mas não resistiu a uma conversa com o senador Dinarte Mariz, presenciada pelos amigos Nelson Queiroz e Adjuto Dias, na rua Açu, na casa de Aldo Medeiros, genro de Dinarte.Recado - Vivaldo, preciso de alguém para disputar a prefeitura de Caicó. Andei fazendo umas sondagens, e seu nome é a melhor opção.- Senador, eu prefiro ficar em Natal, onde já estou ambientado. Não pretendo voltar a Caicó para ser candidato.- Não foi essa conversa que você teve comigo em palácio, quando foi pedir um emprego para concluir seus estudos. Disse-me que voltaria para clinicar em Caicó. Seu compromisso é com sua terra e com sua gente.
Vivaldo foi candidato e perdeu a primeira eleição, mas nunca deixou a vida pública e sempre foi fiel ao velho amigo, até o fim da sua vida, acompanhando-o nas derrotas e nas vitórias. Derrotado para a prefeitura de Caicó, assumiu a direção do hospital do Seridó.
Ao assumir o governo, cumpriu todos os compromissos assumidos com sua região. Fez a barragem das Traíras; asfaltou ligações entre as cidades; levou asfalto até a divisa da Paraíba; construiu açudes e cavou poços tubulares onde as máquinas do governo podiam chegar; eletrificou quase toda a área rural da região e dotou Caicó de toda a infra-estrutura necessária ao seu desenvolvimento com saneamento, água e eletrificação, assegurando melhoria de vida para seus habitantes. Um fato marcante da sua gestão foi ter sancionado a lei complementar número 122/94, que instituiu o Regime Jurídico Único, beneficiando o servidor público estadual. Coube-lhe também, no final da sua gestão, assinar o primeiro contrato para as obras de execução do programa de adutoras, logo em seguida iniciado pela administração Garibaldi Filho.Seridó - Foi eleito prefeito, derrotando Manoel Torres, em 1996, e renunciou ao cargo dois anos depois para canidatar-se à Câmara Federal. Aos que criticavam sua obsessão pelo Seridó, repetia a frase de Dix-huit Rosado, um homem público que morria de amores por Mossoró, razão maior de sua vida.
Vivaldo Costa se orgulha da origem seridoense e diz com ênfase que a primeira oligarquia do Estado surgiu com Tomaz de Araújo Pereira, o primeiro português a chegar a região e de quem são descendentes todos os ex-governadores que nasceram no Seridó: José Augusto, Juvenal Lamartine, Dinarte Mariz, Walfredo Gurgel, Cortez Pereira, Radir Pereira e Vivaldo Costa. Tomaz de Araújo Pereira foi o primeiro presidente da Província do Rio Grande do Norte, no tempo do Império. Vivaldo Costa se orgulha dessa descendência patriarcal.
Nas eleições de 1998, foi candidato a deputado federal e, apesar de Ter obtido mais de 51 mil votos, ficou na primeira suplência. “Sou o suplente mais votado do Brasil”, diz, bem humorado, embora preferisse ser o titular da bancada, mesmo como último colocado.
SUBSTITUTO CONSTITUCIONAL:
Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Raimundo Nonato Fernandes pessoa, e, no impedimento deste, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Francisco Lima.
RAIMUNDO NONATO FERNANDES PESSOA, popularmente conhecido por “RAIMUNDO BIGODÃO”, natural de São Miguel-RN, nascido a 11/7/1943, Hesíquio Fernandes de Sá filho de Maria Leodona Fernandes Ingressa na política no ano de 1976, quando em 15/11, juntamente com seu companheiro de chapa, na pessoa de Miguel Feliz da Silva, foram eleitos para os mandatos de prefeito e vice-prefeito respectivamente em São Miguel. Em 15/11/82 foi eleito deputado estadual, pela legenda do PDS, reeleito em 15/11/86. Em 3/10/1990, Raimundo Bigodão conquista seu 3º mandato. No pleito eleitoral de 1994, ele resolve não disputar seu 4º mandato, cedendo a vaga para sua esposa, dona Maria Gisenira D. de Freitas. Em 1998, tenta uma vaga para o Senado Federal, não conseguindo êxito, já sua esposa não consegue sua reeleição na Assembléia Legislativa. Raimundo Fernandes vem de uma tradicional família política na Tromba do Elefante, seu pai foi prefeito de São Miguel em três períodos, em 1946, nomeado pelo Interventor Georgino Avelino (31/7/1897 – 3/4/1959). Em 1948 foi eleito prefeito constitucional de São Miguel, retornando ao cargo em 1958., eleito em 5 de janeiro de 1958. Seu irmão, Sebastião Pessoa Fernandes em 15 de novembro de 1988 se elege prefeito de São Miguel. Em 3 de outubro de 2004, sua irmã, dona Maria do Socorro Fernandes foi eleita prefeita da cidade de Venha Ver. Em 2002, Raimundo Fernandes retorna ao Palácio José Augusto, conquistando 30808 votos, pela legenda do do extinto PFL,atual Democratas e, reeleito em 1º de outubro de 2006, com 33.903 votos. Exerceu a presidência da Assembléia Legislativa no período de 1993 a 1995, assumindo o governo do Estado por algumas vezes
Desembargador FRANCISCO DE LIMA, natural de de Macaíba-RN, nascido a 29 de abril de 1926, filho de Vicente Paulino de Lima e de Francisca de Lima, que assumiu o governo do Estado em duas ocasiões: em 2 de abril de 1994 e 3 de outubro de 1994. Bacharel pela Faculdade do recife, antes de ingressar na magistratura estadual, exerceu os seguintes cargos: 1 – professor de Matemática do Colégio Atheneu (1952), 2 – Juiz Municipal do termo Judiciário de Taipu (Comarca de João Câmara(, durante o triênio 1956/58.
Ingressou na carreira de Juiz de Direito de 1º Entrância em 15 de maio de 1959, indo para a Comarca de Natal – 8ª Vara Cívil. Em 24 de fevereiro de 1983 foi promovido, por permuta, da Vara das Sucessões para a 1ª Vara criminal da mesma Comarca. Promovido ao cargo de Desembargador, assumiu em 23 de março de 1983.
Serviu ao Tribunal Regional Eleitoral – TER na classe de Juiz (1981)83 E DESEMBARGADOR (1988/90), onde foi Corregedor Eleitoral, Vice-Presidente e Presidente. Aposentou-se do cargo de Desembargador em 23 de abril de 1996
52 – Garibaldi Alves Filho, eleito em 3 de outubro de 1994 e tomou posse em 1º de janeiro de 1995
Garibaldi Alves ..................................606.681votos, 39,05%
Lavoisier Maia....................................359,870 votos, 28,70%
Fernando Mineiro (PT)...................... 44.596 VOTOS, 3,56%
Vilma de Faria...................................35.591 votos, 2,84%
Maioria de Garibaldi sobre seu segundo opositor Lavoisier Maia foi de 129.898 votos, enquanto, a maioria dele sobre os três opositores foi de 49.708 votos, evitando assim a realização do 2º turno
SECRETÁRIOS:
PLANEJAMENTO E FINANÇAS – Lindolfo Sales
GABINETE CIVIL
- Ticiano Duarte
– Paulo Roberto Alves
SAÚDE
zeca passos
- ZECA PASSOS
– Gilson Marcelino
SEGURANÇA PÚBLICA – Roberto Brandão Furtado, Sebastião Américo, General José Carlos Leite e Coronel Josemar Dantas
INTERIOR E JUSTIÇA – Carlos Eduardo Alves e
Carlos Eduardo Nunes Alves nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de junho de 1959, mas desde os dois anos de idade mora em Natal. Voltou ao Rio de Janeiro para estudar e se formar em Direito pela Universidade Católica Santa Úrsula. Logo após se formar, Carlos Eduardo voltou a Natal onde iniciou sua atuação política.Eleito Deputado Estadual em 1986, por quatro legislações ocupou uma cadeira na Assembléia Legislativa, atuando como líder da oposição e, mais tarde, como líder do Governo naquela Casa. Como deputado apresentou diversos projetos que se transformaram em importantes leis.Entre eles, a limitação do uso de carros oficiais no RN. Criação da Defensoria Pública. Obrigação de realização de testes anti-AIDS em hospitais, maternidades e bancos de sangue, tanto públicos quanto privados. Obrigação de ocupantes de cargos em comissão no Estado de apresentarem publicamente declaração de rendas e bens ao assumirem seus postos.Criação do Parque Ecológico do Cabugi e da preservação da Zona Costeira, da Chapada do Apodi e da Serra do Martins. Obrigação de provisionamento de recursos para garantir o pagamento do 13º salário aos servidores do Estado. Criação do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDET) para custeio de estudos, programas e pesquisas.Em agosto de 1996, Carlos Eduardo assume a Secretaria Estadual do Interior, da Justiça e da Cidadania, mais tarde transformada em Secretaria do Trabalho, da Justiça e da Cidadania. Em três anos de atuação à frente da Secretaria, Carlos Eduardo dotou o Estado de um sistema penitenciário, implantando os três regimes jurídicos previstos em lei: fechado, semi-aberto e aberto.Para isso, construiu os presídios de Alcaçuz e Caicó, reformou e ampliou as penitenciárias Mário Negócio e João Chaves, edificou o Hospital de Custódia e a Casa Albergue, abrindo mais de mil vagas no sistema.Carlos Eduardo também esteve à frente do Sine/RN, promovendo diversos programas de qualificação e requalificação de mão-de-obra, que somente em 2000 beneficiou mais de 100 mil trabalhadores em todo o Rio Grande do Norte.No campo dos direitos do consumidor, Carlos Eduardo é responsável pela implantação do Procon no Estado, com a criação do Palácio da Cidadania, na Ribeira, e da Casa da Cidadania, na zona norte, ambas na capital. Um serviço que ultrapassa hoje o volume de 10 mil atendimentos mensais.
Em 2000 é eleito Vice-Prefeito de Natal. Em 2001, desliga-se do PMDB e ingressa no PSB. Com a renúncia da prefeita Wilma de Faria, em 5 de abril de 2002, para concorrer ao Governo do Estado, Carlos Eduardo assume o Palácio Felipe Camarão. Em outubro de 2004, foi reeleito Prefeito de Natal, com mandato até 2008.
RECURSOS HIDRICOAS – Engenheiro Rômulo Macedo
EDUCAÇÃO – Luiz Eduardo Carneiro,
Pedro Fernandes Pereira
MARIA DO ROSÁRIO, natural do Estado do Piau, nascida em 1951. Formada em Educação pela Universidade Federal de seu Estado e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com mestrado em Recife-PE
TRANSPORTE E OBRAS – Vicente Freire
AGRICULTURA E ABASTECIMENTO –
1 - Pedro Almeida Pereira
1999/05/02
2 - Nelio Dias, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas(TCE) assumiu a pasta em 8 de dezembro de 2000, NATURAL DE Natal, nascido a 22 de janeiro de 1945 e faleceu em 20 de julho de 2007. Filho de Epifânio Dias Fernandes e de Alda Silveira Dias. Era formado em Administração Financeira pelo CETRED-RN e tinha o Curso de Gerência Empresarial pela FACEX (1970/73). Em 2002 foi eleito deputado federal, pela legenda do PPB. Com sua morte, o 1º suplente de deputado federal, o mossoroense Carlos Augusto Rosado – Betinho Rossado, assume a vaga em 2 de agosto de 2008.
05/05/2002
23– LAIRE ROSADO FILHO, natural de Mossoró-RN,nascido a 28 de agosto de 1954, filho de Lahyre de Melo Rosado e de Francisca Frota Rosadp. É médico, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, turma de 1969. Casado com Sandra Maria da Escossia Rosado. Em 15 de novembro de 1986 foi eleito deputado estadual. Deputado Federal (1991/95, 1996/1999 e 1999/2003. Foi Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado do Rio Grande do Norte, de 24 de outubro de 1996 a 18 de fevereiro de 1997; de 20 de fevereiro de 1997 a 1º de abril de 1998; Chfe do Serviço Médico do INAMPS, Mossoró (1976/86; Secretário deHabitação Social (1988 - 1990
AÇÃO SOCIAL – Lauro Maia
FINANÇAS –Lina Maria Vieira
Vicente Inácio Martins FREITAS
Ivis Alberto Lourenço Bezerra de Andrade
Roberto Brandão Furtado
FINANÇAS – Lina Maria Vieira
JAIME MARIZ DE FARIA JÚNIOR
JOÃO FAUSTINO FERREIRA NETO
INDÚSTRIA, COMÉRCCIO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - Mucício Gurgel de Sá. Natural de Mossoró, nascido a 5 de abril de 1952, filho de José Nilson de Sá e de MARIA Helena Gurgel de Sá. É ADMINISTRADOR DE EMPRESA, FORMADO PELA Universidade Federal do rio Grande do Norte. É casado com Aldanisa Ramalho Pereira de Sá. Eleito deputado estadual em 4 de outubro de 1998.
Foi Diretor Superintendente da extinta MAISA, maior fazenda do país. Secretário de Indústria, Comérccio, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte (1996/98), no governo de Garibaldi Alves Fiho
COMUNICÃO SOCIAL – Jornalista José Wilder
CAERN –
FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO
REITORES/UERN –
JOSÉ VALTER DA FONSECA – 09/1997
JOSÉ WALTER FONSÊCA, natural de Angicos-RN, nascido a 15 de agosto de 1952, filho de Valdir Martins da Fonseca e Heloisa Soares da Fonseca. . Concluiu o curso primário na escola Estadual 30 de Setembro, em Mossoró, no período de 1958 a 1962. Curso Secundário (1º ciclo) no Colégio Estadual de Mossoró, no período de 1963 a 1966. Curso Secundário (2º Ciclo) no Colégio Estadual de Moosoró. Formado em engenharia agrônoma pela antiga ESAM-Escola Superior de Agricultura de Mossoró, atual UFERSA-Universidade Federal do Semi-Árido. Foi aprovado no vestibular do dia 30 de novembro de 1973. Foi Reitor da UERN, de março a junho de 1983. Em setembro de 1997 etornou ao comando da UERN, com mandato até setembro de 2001, tendo sido reeleito e reitorando até setembro de 2005, passando para seu substituto, o Dr. Milton Marques. Angicano, mas orgulhoso da cidadania mossoroense. Filho de policial reformado Waldir Martins da Fonseca e de dona Heloísa Soares. Iniciou seus estudos na Escola Estadual Antonio Gomes, passando pelas escolas estaduais 30 de Setembro e Jerônimo Rosado. Foi também na direção da Emater (1987), porém, seu principal cargo foi a de Reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, e teve como vice-Reitor, o professor Lúcio Ney. Casado coma professora Eva Maria Dantas da Fonseca, pai de quatro filhos. É engenheiro agrônomo formada na UFERSA-Universidade Federal do Semi-Árido, antiga ESAM-Escola Superior de Agricultura de Mossoró, turma de 1973, com pós-graduação pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba-SP. Foi secretário Especial no governo de Geraldo Melo (1988), Assessor da Fundação Capes (órgão do Ministério da Educação. Casou-se em 6 de julho de 1975, com Eva Fonseca. Em 10 de abril de 2006 fundou o jornal “CORREIO POPULAR”, o qual escreve a coluna “PRIMEIRA MÃO”, página 5.
MARIA DAS NEVES GURGEL DE OLIVEIRA CASTRO, natural de Catolé do Rocha-PB, nascida a 5 de agosto de 1946, filha de Elpidio Gurgel de Brito e de Ana de Oliveira Gurgel. Iniciou seus estudos no Colégio Francisco Mendes, em Catolé do Rocha, tendo terminado o segundo grau no Centro Educacional Jerônimo Rosado, na cidade de Mossoró. É formada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e fez pós-graduação em administração Universitária. Iniciou sua carreira como professora no Grupo Esolar Solon Moura, em Mossoró, exerceu as funções de de professora, pró- Reitora, Vice-reitora e Reitora da Universidade ESTADUAL DO Rio Grande do Norte, no período de setembro de 1993 a setembro de 1997, passando o cargo para o professor Walter da Fonseca. Casada com Francisco Ilton de Castro Dias Dias, mãe de Ítalo Márcio Gurgel de Castro e Ilnabra Márcia Gurgel de Castro Andrade,
COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR
CEL PM FRANKLIN GADELHA FILHO -8/8/1997 – 31/12/1998 - , natural de Nova Cruz-RN, nascido a 26 de novembro de 1949, filho de Luiz Gadelha Assunção e ana Bezerra Gadelha. Ingressou na PM no dia 23 de abril de 1969. Concluiu o CAO-Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em 1984, na Academia de Polícia Militar da Bahia, matriculado no CAO, como Aluno em 2 de abril de 1984, conforme BG nº 61. Comandou a PM em dois períodos, pela primeira vez, em apenas dois dias, de 12 a 15 de dezembro de 1995 e de 19 de agosto de 1997 a 29 de janeiro de 1999. Coronel Gadelha teve uma formação adequada, aperfeiçoada profissionalmente em todas as etapas de sua carreira e enriquecida culturalmente, de forma persistente e inteligente. Sabem os seus comandados e testemunho eu, agora, que o Cel Gadelha sempre lutou pelo engrandecimento da gloriosa PM, buscando a adequação e melhoria de suas instalações física, ao mesmo tempo em que perseguia o objetivo de oferecer aos seus comandados condições que lhes assegurassem o crescimento da auto-estima e do orgulho profissional, uma das metas do governo Garibaldi Filho, a quem serviu com dedicação e lealdade. Dotado de uma personalidade afável, sem perda da energia inerente ao policial militar, vi também neste oficial, com destaque, os atributos de inteligência, honestidade, senso do dever, equilíbrio emocional, persistência e sacrifício no cumprimento do dever.
CEL PM ARTUR MESQUITA NETO -15/12/1995 – 8/8/1997 - Ingressou na gloriosa e amada Polícia Militar do Rio Grande do Norte no dia 21 de julho de 1970.
CEL PM JOSÉ TAVARES CÂMARA -31/12/1998 – 8/4/2000
CEL PM MANOEL MARQUES DE MELO -8/4/2000 – 10/4/2000 - natural de Maranguape-PB, nascido em 11 de novembro de 1950, filho de Francisco Moreira da Silva e de Virginia Marques de Melo, ingressou na Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, no dia 13 de abril de 1972. oficial voluntarioso, dedicado, responsável, disciplinado e disciplinador, possuidor de virtudes e qualidades morais, que lhe dão um perfil de competência e probidade. Ajustado socialmente, é um ótimo chefe de família, assim reconhecido por amigos, esposa e filhos. Com larga experiência na área de administração financeira, demonstrou dedicação e responsabilidade, procurando dar cumprimento as ordens e decisões do Comando à frente da Diretoria de Finanças. A sua ação séria e dinâmica se fez sentir na correta aplicação dos recursos financeiros, zelando para que em tempo ágil fossem atendidas as necessidades das unidades operacionais. No exercício do cargo de Subcomandante Geral e Chefe do Estado Maior Geral, não mediu esforços para cumprir com eficácia suas atribuições. Com perfil adequado para o cargo, exercitou a metodologia de planificação e processo decisório.
Após 30 anos de profícuo trabalho, entrega o cargo, num rotineiro e salutar ato de renovação ao novo subcomandante. Nesta ocasião solene cabe-me, como Comandante Geral, tornar público a minha satisfação e o meu reconhecimento por ter contado com a cooperação valorosa, constante e leal desse grande amigo nas ações comuns desenvolvidas em prol da maior tranqüilidade, harmonia e segurança do povo norte-rio-grandense, bem como agradecer a prestimosa colaboração quando convocado a tomar comigo decisões que visavam o bem estar da Corporação. Não foi por acaso que o sucesso predominou em sua trajetória, foi fruto de uma formação adequada, aperfeiçoada profissionalmente em todas as etapas de sua carreira e enriquecida culturalmente de forma persistente e inteligente. Sabem os seus comandados e eu testemunho agora, que o Cel Marques sempre lutou pelo engrandecimento da gloriosa e secular PM, sobretudo na área financeira, buscando a adequação e melhoria dos vencimentos da tropa, ao mesmo tempo em que perseguia o objetivo de oferecer aos seus comandados condições que lhes assegurassem o crescimento da auto-estima e do orgulho profissional. Dotado de uma personalidade afável, sem perda da energia inerente ao policial militar, vi também neste oficial, com destaque, os atributos de inteligência, honestidade, senso do dever, equilíbrio emocional, persistência e sacrifício no cumprimento do dever. Ao elogiá-lo, quero desejar os melhores votos de que seja feliz nas novas atividades que for desempenhar na vida civil, bem como possa usufruir dos melhores momentos que a vida lhes oferece junto aos seus entes queridos. Foi transferido para a reserva remunerada no dia 19 de abril de 2001.
Cel PM Amaury Oliveira de Queiros – 10/04/2000 - 10/08/2001- Cel PM Amaury Oliveira de Queiroz,,filho de Amaury Damião de Queiroz e de Helena Oliveira de Queiroz. Ingressou na PM no dia 6 de BRIL DE 1976. Oriundo do exercito BrASILEIRO ONDE FOI OFICIAL r/2. Concluiu o CAO em 23 de outubro de 1989. Foi formado na Apm Edgar Faço, no Estado do Ceará,
Coronel PM SEVERINO GOMES DOS REIS NETO (10/08/2001 – 03/01/2003) , natural de Surubim-PE, nascido a 28 de fevereiro de 1951, filho de Pedro Gomes dos Reis e de Maria Angélica dos Reis. Oficial da Polícia Militar de Pernambuco, desde 1971 em 11 de novembro de 1976 foi transferido para a do Rio Grande do Norte, na condição de oficial AR-2: nomeado comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), exerceu, no período de 03 de fevereiro de 1999 a 03 de abril de 2001, com entusiasmo, vibração, autoridade, lealdade e desenvoltura a missão que lhe fora confiada. Seu preparo técnico-profissional o conduziu a uma gestão eficiente e eficaz daquele grande comando. Caracterizado pelo planejamento, direção e execução de atividades operacionais envolvendo as diversas unidades sob seu comando, seu trabalho, desenvolvido de forma dedicada, inteligente e dinâmica, fruto do caráter e do senso de responsabilidade de que é possuidor, contribuiu sobremaneira para a elevação do grau de segurança e bem-estar da sociedade natalense. Oficial disciplinado e disciplinador, busca sempre, com seu exemplo de ilibadas condutas pessoal e profissional, engrandecer o nome da instituição a que serve, ainda que para tal lhe seja exigido o sacrifício de horas de lazer e de convívio familiar. Pela sua iniciativa, criatividade, espírito de cooperação e lealdade, o coronel PM REIS foi, à frente do CPC, um valioso auxiliar deste comando, mostrando-se sempre dedicado ao fiel cumprimento de suas missões. Reunindo, portanto, atributos morais, éticos e profissionais que o credenciam à seletiva ascensão funcional, assumiu as funções de Subcomandante Geral e Chefe do Estado Maior desta corporação, um novo desafio que lhe é apresentado, ocasião em que o exorto a agir de maneira consciente, isenta e responsável com que sempre se apresentou diante de seus superiores, pares e subordinados. Ao nobre companheiro, meus agradecimentos pela colaboração prestada e sinceros votos de sucesso e felicidades pessoais e profissionais em sua nova função.
AGRICULTURA – 199/2002 – NELIO SILVEIRA DIAS, natural de Natal, nascido a 22 de janeiro de 1945 e faleceu a 20 de julho de 2007. Filho de Epitácio Dias Fernandes e de Alda Silveira Dias. Em 200 foi eleito deputado federal, assumiu em fevereiro de 2003, não concluindo o mandato, por ter falecido. O PRIMEIRO SUPLENTE Betinho Rosado assumiu sua cadeira na Câmara dos Deputados.
PROJETOS ESPECIAIS – Henrique Alves – Essa SECRETARIA FOI CRIADA EM 15 DE DEZEMBRO DE 2000 PELO GOVERNADOR Garibaldi Alves Filho, com 23 cargos comissionadosm com verba de cinco milhões, com a finalidade de articular ações de outras secretarias do governo, como também, com a intenção de acomar os aliados do Governo.
PRESIDENTE DO TCE:
1 – Nelio Silveira Dias
2 – Paulo Roberto Alves -
Na campanha de 1960, com cara de menino e óculos de tartaruga quase a lhe cobrirem o rosto, foi assistente privilegiado nos palanques dos grandes comícios, onde a disputa pelo poder travava uma batalha eleitoral, dividindo o Estado em cores, gestos, símbolos e bandeiras, marcada pelo radicalismo insensato de paixão e ódio, que se espalhou por todo o Rio Grande do Norte. Conheceu de perto o sabor da vitória com a eleição do tio Aluízio Alves para o governdo do Estado.Em 1962, fazia seu primeiro comício nas Rocas, apoiando as candidaturas de Erivan França, a deputado estadual, e do parente Aristófanes Fernandes, a deputado federal. Este, num gesto premonitório, disse: “Anotem esse nome, Garibaldi Alves Filho*. Um dia ele vai ser governador do Rio Grande do Norte”. Trinta e dois anos depois, a “profecia” se tornava realidade. Garibaldi chegava ao poder em 1994 e seria reeleito em 1998, fato ocorrido pela primeira vez no RN.Política - Garibaldi Filho começou a demonstrar interesse pela política nos bancos escolares do Colégio Santo Antônio (Marista), onde foi orador e presidente do diretório estudantil, embora já trouxesse do berço o gosto pela militância partidária de seus ancestrais em Angicos. Participava do programa “Falando Francamente”, ao lado do deputado Erivan França, na rádio Cabugi, campeão de audiência no horário do meio dia. Garibaldi fazia eu batismo no rádio que, naquela época, tinha aceitação fantástica antes do advento da TV no Rio Grande do Norte.Participou ativamente da campanha de 1965, que levou monsenhor Walfredo Gurgel ao governo do Estado e Agnelo Alves à prefeitura de Natal. Em 1966, assumia a chefia da casa civil e iniciava sua vida pública ao lado do tio Agnelo, com quem tem grande afinidade. Em 1969, com a cassação de Aluízio e do pai Garibaldi Alves, iniciou prematuramente a disputa por cargo eletivo, tendo sido eleito o deputado estadual mais votado do Estado, em 1970. O primo Henrique, com votação semelhante, chegava à Câmara Federal.Substituição Agora os filhos substituíam os pais. A luta continuava em mãos mais jovens sacrificadas pelo arbítrio, numa legenda de oposição ao regime militar, o Movimento Democrático Brasileiro – MDB, que mais tarde seria transformado no PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro). O partido, antes pequeno e sem perspectivas, ganhava densidade eleitoral no Rio Grande do Norte, com novos filiados.Garibaldi permaneceu na Assembléia Legislativa durante quase 16 anos (1970 a 1985), quando disputou e conquistou pelo voto a prefeitura de Natal. Sua eleição marcava o encerramento do período de doze anos de prefeitos nomeados por governadores indiretos. Sua candidatura foi uma escolha natural pela penetração no eleitorado da capital, que sempre lhe deu votações consagradoras.Como prefeito fez gestão voltada para o social. Foi quem introduziu a campanha do leite para as famílias carentes, inicialmente com o apoio da Igreja, nas paróquias dos diversos bairros da cidade. Lutou pela permanência da Colônia dos Pescadores no seu “habitat”, apesar da insistência da Petrobras em desalojá-la. Cada pescador ganhou casa própria.Enfrentou o problema das lagoas de estabilização, reguladoras das enchentes da cidade em tempo de chuva. Asfaltou avenidas, abrindo novos corredores e opções de tráfego, além de esgoto em condomínios de bairros carentes da cidade. Duplicou a avenida “João Medeiros Filho”, que dá acesso à Redinha e outras praias da Zona Norte.Prefeito - Sua atuação como prefeito o credenciou para disputar a senatória em 1990, com o apoio inusitado de uma dissidência do grupo Maia, formado na época pelo casal Lavoisier e Vilma Maia. Para concretizar a aliança fez-se apenas uma exigência: que o candidato do grupo Alves fosse Garibaldi Filho.Apesar de ter feito uma oposição sistemática aos Maia no poder, ele sempre teve fama de um opositor ameno, sem a carapuça do radicalismo. Seus próprios adversários propagavam: “Garibaldi é o melhor dos Alves”. Ele faturou esse “slogan” em vitoriosa carreira política.Destacou-se no Senado e deu o passo decisivo para disputar o governo do Estado em 1994. Ganhou a eleição ainda no primeiro turno.A fama de bom de urna se espalhou por todo o RN. Novamente fez um governo voltado para o social, levando o programa do leite a todos os municípios, além da construção de escolas, hospitais, creches e outras obras inacabadas de governos anteriores. Porém a marca registrada do seu governo é o programa de adutoras em quase todas as regiões do Estado. Implantou ainda a “Central do Cidadão”, simplificando a vida dos usuários, fornecendo-lhes documentos em tempo hábil em vários bairros de Natal e nas principais cidades do interior do Estado. Construiu um viaduto sobre a BR 101 na entrada da cidade, um marco da sua gestão na capital, denominado “Complexo Viário IV Centenário”.Polêmica - O projeto mais polêmico do seu governo foi a venda em leilão da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – COSERN, adquirida pelo grupo espanhol Iberdrola, em 1997, no valor de R$ 552 milhões, de acordo com a versão oficial, e de mais de R$ 700 milhões segundo a oposição, incluindo-se, aí, o resultado das aplicações do dinheiro na rede bancária. Garibaldi se reelegeu em 1998 no primeiro turno,e os oposicionistas atribuíram o fato ao uso dos recursos da privatização em obras conveniadas com prefeituras municipais.Foi criada uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a aplicação do dinheiro. Para os deputados situacionistas, os recursos obtidos com a venda da COSERN foram usados em obras de “infra- estrutura visando ao próximo milênio, tais como o Pólo Gás-Sal e o Centro Industrial Avançado, que mudarão a face sócio-econômica do RN”.Embora não tenham sido apurados fatos concretos que comprometessem a honorabilidade do governante Garibaldi Filho, em programa político do seu partido, o PMDB, afirmou que “o dinheiro foi aplicado em programas indispensáveis ao desenvolvimento do Estado, reconhecendo todavia que, em alguns convênios com prefeituras, houve irregularidades, as quais seriam apuradas pelo governo, principalmente o programa de construção de casas populares, sem prejuízo para os seus moradores”. A CPI, por maioria, concluiu “pela improcedência das denúncias”, e o Tribunal de Contas do Estado, mesmo com ressalvas, aprovou, por unanimidade, as contas relativas aos recursos da COSERN. Na parte cultural, transformou o palácio Potengi em “Palácio da Cultura”, que formenta os eventos culturais da cidade, como mais uma opção para exposições de artes, além de incentivar a publicação de obras de autores norte-riograndensesm através da gráfica oficial, atendendo também às entidades culturais e históricas do Rio Grande do Norte.Adutoras -Mas o programa emblemático do governo é o de construção das sete adutoras, executado com dotações oriundas de emendas coletivas que, por proposição do deputado Iberê Ferreira de Souza, foram incluídas no orçamento da União pela bancada federal. A primeira licitação foi realizada no governo José Agripino; o primeiro contrato foi assinado na gestão Vivaldo Costa. Coube à administração Garibaldi Filho implantar e consolidar a execução do programa.A idéia das emendas coletivas foi um “sinal dos tempos” e do amadurecimento da classe política do Rio Grande do Norte. Ao chegarem ao gabinete presidencial, todos unidos em prol do Estado, o presidente Fernando Henrique Cardoso, estupefato, não se conteve?“Maia e Alves juntos? Que milagre é esse?”Depois de conhecer os objetivos comuns, o presidente disse a todos os presentes: “Vocês estão dando um exemplo ao País”. Estava sacramentado o programa de adutoras que se tornou carro-chefe do governo Garibaldi Filho, a ponte de seus correligionários o cognominarem de “O governador das águas”.Nos seus quase 30 anos de mandatos eletivos, já foi deputado estadual quatro vezes, prefeito de Natal, senador da República e governador do Estado em 1994, reeleito em 1998. Não é um líder do tipo que dá murro na mesa falando alto para intimidar os interlocutores. Pelo contrário, fala manso, pausadamente, passando a impressão de que é um ser humano à prova de irritabilidade. E, dessa maneira, entrou para a história do Rio Grande do Norte. Sem grito e sem barulho, firmou uma liderança alicerçada na simplicidade de um cidadão comum.

CANDIDATOS DERROATADOS
GOVERNADOR:

FERNANDO WANDERLEI DA SILVA, conhecido popularmente por FERNANDO MINEIRO, natural de Curvelo-MG, nascido a 6 de dezembro de 1956. Filho de Geraldo Vatgas da Silva e de Terezinha Matoso Vargas. Formado em Biologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em 6 de outubro de 2002 elegeu-se deputado estadual, pela legenda do PT, com 39.963 votos. Em 1º de outubro de 2006 foi reeleito pela mesma agremiação política,com 22.433 votos
Vice-governador
VICE-GOVERNADOR – Lairi Rosado, vice na chapa de Fernando Freire
ROSALBA CIARLINE ROSADO – Candidato a vice-governadora na chapa encabeçada por Lavoisier Maia, que foram derrotados por seus opositores Garibaldi Alves e Fernando Freire.
ROSALBA, natural de Mossoró, nascida a 26/10/1952, filha de Clóvis Monteiro Ciarline e de Maria Conceição da Escóssia. Casada com Carlos Augusto de Souza Rosado, com os seguintes filhos; Karla, Marlos Augusto, Lorena e Carlos Eduardo, Formou-se em medicina, pela UFPB, especializada em Pediatria. Ela foi a primeira representante do sexo feminino a representar o seu povo com um mandato de prefeita, eleita em 15/11/88. Ela ingressa na política quase sem dar conta, na condição de médica, começou a fazer um trabalho muito voltado para a comunidade mossoroense, de apoio a entidade assistenciais, e sempre esteve ao lado do esposo, o ex-deputado estadual Carlos Augusto. Rosalba em 6/10/96 conquista seu 2º mandato, com vitória esplendorosa sobre sua concorrente Sandra Maria Escóssia Rosado 923/5/510, com uma maioria de 36 mil votos. Em 2002, Rosalba vence sua ex-adversária e atual aliada Maria de Fátima Rosado Nogueira – FAFÁ ROSADO (3/3/53), e em 2004, fez sua sucessora na pessoa de Fafá Rosado. Rosalba é a primeira mulher mossoroense a administrar a cidade em 3 mandatos. Rosalba candidata ao senado no pleito eleitoral de 2006, e com certeza, ela será a primeira mulher potiguar a exercer o mandato de senadora.
53 – Garibaldi Alves, reeleito em 4 de outubro de 1998 e tomou posse em 1º de janeiro de 1999
Permaneceu no Governo do Estado por quase oito anos, bebeficiado pela emenda constitucional que permitiu à reeleição, sem desincompatibilização, de presidente da República, governadores e prefeitos municipais. Implantou o “Programa do Leite” em todos os municípios potiguares. Realizou um audaioso programa de adutoras nas pricipais regiões do Estado, apoiado pela bancada federal. Juntamente com o Governo Federal construiuo maior sonho do população do Oeste do Rio Grande do Norte, a barragem de Santa Cruz, no Rio Apodi/Mossoró.
RESULTADO:
Garibaldi Alves Filho ........................................................560.667
José Agripino Maia...............................................................462.177
MANU....................................................................................75.164
Dário Barbosa........................................................................8.124
Roberto Ronconi....................................................................6.538
Marcônio Cruz ......................................................................4.865
JOSÉ GERALDO FORTE, conhecido popularmente por Geraldão do PT, natural de Natal, nascido a 21 de abril de 1974
HUMBERTO MAURÍCIO DA SILVA (PTC), nascido a 18 de outubro de 1968
SANDRO DE OLIVEIRA PIMENTA (PSOL), natural de Natal, nascido a 28 de maio de 1966, SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL
Eleições Gerais, para presidente da república, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. Garibaldi Alves, nadando em dinheiro da venda da Cosern conquistou a parada logo no primeiro turno, derrotando o ex-governador José Agripino Maia. Por uma questão de 3.780 votos não ocorreu o 2º turno. Ou seja, somando os votos de José Agripino, com os demais candidatos somou a importância de 556.868 sufrágios. Maioria de apenas 3.799 votos.
Com a vitória de Garibaldi Alves, vencendo o ex-governador José Agripino, impõe a primeira e única derrota política de Jajá, como também, fez de Garibaldi o primeiro governador potiguar reeleito.
Garibaldi Alves Filho nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, no dia 4 de fevereiro de 1947, filho de Garibaldi Alves e Maria Vanice Chaves Alves. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Casou-se com Denise Pereira Alves, com quem teve dois filhos: Walter Pereira Alves e Bruno Pereira Alves. Jornalista, assina artigos em jornais e revistas geralmente abordando temas socioeconômicos. Apresenta diariamente, através de uma cadeia de emissoras de rádio, o programa “Falando Francamente”. Iniciou sua vida pública como Chefe da Casa Civil da Prefeitura Municipal do Natal, no período de 1966 a 1969. Foi deputado estadual eleito pelo Estado do Rio Grande do Norte para as legislaturas de 1971 a 1975; 1975 a 1979; 1979 a 1983 e 1983 a 1985. Exerceu o cargo de prefeito de Natal no período de 1º de janeiro de 1986 a 31 de dezembro de 1988. Senador eleito pelo Rio Grande do Norte para o período de 1º de fevereiro de 1991 a 31 de dezembro de 1998, renunciou ao mandato em dezembro de 1994 para, depois de eleito, assumir o cargo de governador do Estado do Rio Grande do Norte. Garibaldi Filho foi eleito governador do Estado do Rio Grande do Norte para o período de 1º de janeiro de 1995 a 31 de dezembro de 1998. Ao término deste primeiro mandato, foi reeleito para mais um período: 1º de janeiro de 1995 a 31 de dezembro de 1998. Desvinculou-se do cargo em abril de 2002 para disputar as eleições daquele ano. Foi eleito senador para o período de 1º de fevereiro de 2003 a 31 de janeiro de 2011. No dia 12 de dezembro de 2007, foi escolhido pelos seus pares para presidir o Senado até fevereiro de 2009. Como senador, Garibaldi presidiu a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apurou irregularidades na aplicação de recursos do FGTS e foi relator da CPMI que investigou as causas do endividamento agrícola e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a utilização de bingos para a prática de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens (CPI dos Bingos). Também foi relator da Subcomissão dos Marcos Regulatórios e sub-relator da CPMI que apurou irregularidades no Orçamento Geral da União. Representou o Senado Federal nas comissões nacionais da Seca e de Defesa dos Direitos Humanos. Foi vice-líder do Bloco da Maioria entre abril de 2005 e janeiro de 2007, e do PMDB entre março de 2003 e fevereiro de 2005. O senador Garibaldi Filho representou o Senado em várias missões internacionais, entre elas na Conferência Internacional dos Direitos Humanos, realizada em Viena (Áustria); na Conferência de Assentamento e Desenvolvimento da Global Parlamentares, em Vancouver (Canadá); na Missão Comercial à Rússia, promovida pelo governo federal; e na 59ª Assembléia Geral das Nações Unidas, ocorrida em Nova York (EUA), no período de 30 de outubro a 14 de novembro de 2004. Também representou o Senado Federal no Encontro Internacional de Parlamentos, realizado em Londres (Inglaterra), em junho de 2007. Vários trabalhos foram publicados pelo senador potiguar: Comissão Nacional do Programa Frentes Produtivas de Trabalho (Brasília, Senado Federal, 1993); Relatório Final da CPMI destinada a investigar as causas do endividamento do setor agrícola, o elevado custo dos seus financiamentos e as condições de importação de alimentos nos exercícios de 1990 a 1993 (Senado Federal, 1993); Relatório Final CPMI do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (Brasília, Senado Federal, 1992); Eleições 1992: instruções para fiscais e delegados (Brasília, Senado Federal, 1992); Eleições 1994: normas para realização das eleições de 1994. Brasília: Senado Federal, 1994); Fontes de recursos para financiamento de projetos: procedimentos para captação - Manual de orientação aos prefeitos (Brasília, Senado Federal, 1993); Seca, as vítimas da omissão (Brasília: Senado Federal, 1993); e Política salarial (Brasília, Senado Federal, 1991). Quando governador do Rio Grande do Norte, Garibaldi Filho foi homenageado - no ano 2000, em solenidade ocorrida em Valência (Espanha) - com o prêmio de executor do melhor programa internacional de recursos hídricos. Ele também já recebeu títulos de cidadão honorário de diversos municípios do Rio Grande do Norte. É sócio-honorário da Associação dos Servidores do Poder Legislativo. Recebeu diploma de honra ao mérito pelos serviços prestados à Liga Desportiva de Mãe Luiza e Aparecida, em Natal (RN).
Garibaldi Alves Filho (Natal, 4 de fevereiro de 1947) é filiado ao PMDB, atual presidente do Senado Federal e do congresso nacional brasileiro.
Foi deputado estadual por quatro legislaturas (1971-1985), prefeito de Natal (1986-1989) e governador do Rio Grande do Norte, eleito e reeleito (1995-2002). Suas principais obras de governo foram na área de recursos hídricos, levando água a uma população estimada em um milhão de pessoas, o que ajudou a reduzir no seu estado a mortalidade infantil em quase 60%, segundo o IBGE. Foi o primeiro norte-rio-grandense a reeleger-se para o cargo de governador
É atualmente senador com mandato até 2011, cargo que ocupa pela segunda vez. Foi relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2005 e sugeriu a adoção de um parâmetro para reajuste do salário mínimo. Foi também relator da CPI dos Bingos.
É um defensor da Transposição do Rio São Francisco e de maiores investimentos para a Região Nordeste. Foi eleito para a presidência do Senado Federal em 12 de dezembro de 2007, com 68 votos a favor, oito contra e duas abstenções. Sua eleição deveu-se ao bom trânsito que tem entre os seus pares, tanto os da situação, quanto os de oposição. Apresentou como principais metas para a sua gestão: mudança das regras de análise das medidas provisórias, análise dos vetos presidenciais, modificação do processo orçamentário, como também a moralização da Casa e a divulgação de seus gastos para a sociedade.
PRIMEIRA DAMA
DENISE PEREIRA ALVES, natural de Natal, casou-se em 15 de junho de 1976, em Natal, com Garibaldi Alves Filho
GRANDES OBRAS:
BARRAGEM DE SANTA CRUZ
Barragem de Santa Cruz, que irriga boa parte da região, é uma das concorrentes.Localizada no município de Apodi, a Barragem de Santa Cruz foi inaugurada em 11 de março de 2002 e é o segundo maior reservatório de água do estado. Sua capacidade total de armazenamento é de 600 milhões de metros cúbicos.Atualmente, sua área de irrigação é de 9.236 hectares. São beneficiadas um total de 27 cidades da região, famosa por ocupar posição de destaque na economia nacional como um pólo fruticultor. Outros 17.136 hectares serão aproveitados após a implantação do Projeto de Transposição de Bacias do Rio São Francisco.ADUTURAS
O Pronto Socorro Dr Clóvis Sarinho foi inaugurado no dia 08 de fevereiro de 2001, integrando o complexo hospitalar do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. É referência no atendimento de emergência no estado, recebendo, em média, 19 mil pacientes por mês. Os principais procedimentos realizados são em clínica médica e ortopedia.Ao todo, abriga 62 leitos, sendo 9 de UTI geral, 5 de UTI pediátrica, 9 do Centro de Recuperação de Operados, 12 da Unidade Semi-intensiva, 8 do setor de Politrauma, 4 do setor de reanimação e 15 na pediatria.A estrutura do Pronto Socorro Dr Clóvis Sarinho abrange o Centro Cirúrgico do Hospital Walfredo Gurgel, com 5 salas cirúrgicas e capacidade de expansão para 7, e o Centro de Esterilização de Materiais. Além disso, conta com os Serviços Auxiliares de Diagnóstico, que compreendem: Laboratório de Análises Clínicas; Endoscopia Digestiva, com exames de endoscopia digestiva alta e colonoscopia; Ultra-sonografia e Radiologia, com dois equipamentos de Raios-X e aparelho para realização de tomografia computadorizada.A equipe do Pronto Socorro é composta por cerca de 30 médicos em regime de plantão permanente. São clínicos, pediatras, cirurgiões, intensivistas, anestesistas, neurocirurgiões, além de cirurgião vascular e plástico. O Clóvis Sarinho funciona também com assistentes sociais permanentes, em escala de plantão, recepção informatizada para admissão de pacientes, posto da Polícia Militar, Posso Ajudar e Serviço de Triagem.
VENDA DO PATRIMÔNIO PÚBLICO:
COSERN
TELERN
VICE-GOVERNADOR
Fernando Antônio da Câmara Freire
54 – Fernando Antônio da Câmara Freire, vice-governador, tomou posse em 4 de abril de 2002
Continuou o plano de obras do seu antecessor, mas criou na área social, dois novos programas com a marca da sua gestão: “o Barriga Cheia”, compreendendo a abertura de restaurantes populares e o “Pãoo Vitaminado”, acrescido ao Programa do Leite. Continuando a sina do vice-governador que assumira o cargo de governador nunca ter consguido eleger seu sucessor, assim vejamos: Eadir Pereira não elegeu João Faustino em 15 de novembro de 1986; e Vivaldo Costa, não fez do ex-governador Lavoisier Maia Sobrinho, seu sucessor, nas leições realizadas em 3 de outubro de 1994. Fernando Freire que tinha o direito à releição candidatou-se a releição, escolhendo o mossoroense Lairi Rosado Filho para ser seu companheiro de chapa, contra o candidaisspimo candidato da oposição, o senador Fernando Bezerra, além da candidata Vilma de Faria, que a principio do pleito eleitoral não fazia medo a dupla Fernando Freire e Bezerra, porém, ela cresceu nas pesquisas e conquistou o primeiro turno, enquanto, o todo vitorioso Fernando Bezerra nem sequer foi para o segundo turno, e sim, segundo colocado fora Fernando Freire, que perdera no segundo turno para a professora Vilma de Faria
FERNANDO ANTONIO FREIRE DA CÂMARA, natural de Recife, nascido em 22 de março de 1954 filho do saudoso senador Jessé Pinto Freire (19/11/1918 – 13/10/1980) e de Ivanise Câmaras Freire. Que durante 16 anos dirigiu a Confederação Nacional do Comércio e irmão do saudoso deputado federal Jessé Freire Filho. Fernando Freire exerceu por muitos anos a atividade empresarial, mas precisamente na empresa de seu pai. Casado com a advogada Eliane Magda de Souza e pai da vereadora natalense, Fernanda Freire e Fernando Freire da Câmara Filho. Duas vezes vice-governador, eleito em 3 de outubro de 1994 e reeleito em 4 de outubro de 1998. Em 15 de novembro de 1990, foi eleito deputado federal. Ele ocupou a interinidade no cargo de governador em diversas oportunidades. Fernando assumiu o governo do Estado às 17h do dia 5 de abril de 2003, cuja solenidade ocorreu no Teatro Alberto Maranhão, no bairro da Ribeira. Em seguida, ocorreu a transmissão do cargo no Palácio da Cultura (antigo Potengi), em frente a Praça 7 de Setembro. Freire governou nosso Estado até 1 de janeiro de 2003, quando passou o cargo para a primeira mulher potiguar a exercer o mandato de governadora – Vilma de Faria.
SUBSTITUTO CONSTITUCIONAL:
Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alvaro Costa Dias, e, no impedimento deste, o presidente do Tribunal de Justiça, do Estado (TJE) desembargador Armando da Costa
Deputado estadual Álvaro Costa Dias, natural de Caicó, nascido a 4 de setembro de 1959, filho de Adjuto Dias de Araújo e de Cleonice Costa Dias. É formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Além de deputado estadual, também foi deputado federal (2003/2007) e vice-prefeito de Caicó (1989 – 1992). Presidiu a Assembléia lgislativa mo período de 1997 a 2003.
Em 5 de dezembro de 2002 o Desembargador Armando da Costa Ferreira , presidente do TJE assumiu interinamente o Governo do Estado com a viagem do governador Fernando Freire a Brasília
Armando da Costa Ferreira, natural de Angicos-RN, nascido a 13 de agosto de 1940, filho de Francisco João Filho e de Maria de Paula Costa. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nomeado para o cargo de Juiz de Direito de 1[ entância da Comarca de Umarizal, em 27 de agosto de 1970. Foi removido, a pedido, para a Comarca de Upanema em 19 de fevereiro de 1971, que se encontrava vaga. Foi promovido, por antiguidade, para a 2ª entrância da Comarca de Caraúbas, em 12 de novembro de 1975. Em 12 de maio de 1979 foi removido, a pedido, para a Comareca de Açí, deigual entrância. Foi promovido por merecimento para a 3ª entrância da Comarca de Natal – 5ª Vara Cível, em 01 de agosto de 1979. Foi promovido por merecimento ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça em 11 de fevereiro de 1992
SECRETÁRIOS
03/08/2001
Anísio marinho neto, NATURAL DE Caicó-RN, nascido a 8 de agosto de 1961. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pós-graduação em Mestre em Direito Público, em área de constitucional pela Universidade Federal do Ceará. Tomou posse na Secretaria de Segurança e DEFESA Social em 3 de agosto de 2001, substituindo o Coronel PM Josemar Tavares.
PRIMEIRA DAMA - Eliane Magda de Souza
GOVERNADOR:
VICE-GOVERNADOR:
CARLOS AUGUSTO DE SOUZA ROSADO – candidato a vice na chapa encabeçada por José Agripino, que foram derrotados em 4/10/98 pelos seus opositores: Garibaldi Alves e Fernando Freire. Em 6/10/2002, ele novamente tentou ser vice-governador na chapa encabeçada por Fernando Bezerra, ambos derrotados, ficando na 3ª colocação. Na 1ª colocação ficaram Vilma Faria e Antonio Jácome; e na 2ª ficaram Fernando Freire e Laíre Rosado.
Carlos Augusto, natural de Mossoró, nascido a 31/10/44, filho de Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia (25/3/11 -12/7/51), filho de Jerônimo Rosado e de Isaura Rosado Maia; e de Adalgisa de Souza Rosado, natural de Mossoró, nascida a 7/7/1919, filha de João Câncio de Souza 98/3/1890 – 17/6/1933) e de Amélia Ferreira de Souza 92/11/1895). Casou-se em 12/12/74 com Rosalba Ciarline, ex-prefeita de Mossoró em 3 mandatos. Foi deputado estadual em várias legislaturas, exercendo posições de liderança, chegando a presidência da Assembléia Legislativa. É Reconhecido por toda a crônica política potiguar como um dos mais sábios articuladores político do Estado. Ele não aceita tal conceito, preferindo ser conhecido apenas como um simples deputado aposentado de Mossoró. E o principal mentor político do seu grupo denominado de Rosalbismo. Preferiu não exercer nenhum cargo direto nas 3 administrações de sua esposa, reservando para si um papel de conselheiro.
55 – Vilma Maria de Faria, eleita no dia 6 de outubro de 2002 – 1º turno e confirmada no 2º turno realizado em 27 de outubro de 2002. Tomou posse em 01/01/2003.
Vilma faz hostória ao assumir Governo
Primeira mulher a governar o Estado do Rio Grande do Norte obteve maioria histórica em 2002
Pela primeira vez em suia história,o Rio Grande do Norte foi governado por uma mulher, quando no dia 1º de janeiro de 2003 foi empossad no cargo de governador, Wilma Maria de Faria (PSB), TORNANDO ASSIM FEITO HISTÓRICO.
Foi o coroamento de uma trajetória política, iniciada por Wilma de Faria, em 1979. Tudo começou quando Vilmafundou o Meios que se transformou no principal órgão gerenciador das políticas sociais do então Governo Lavoisiser Maia Sobrinho, quando era sua primeira dama.
Em 1983, Wilma escalou mais um degrau em sua carreira. No primeiro Governo de José Agripino Maia assumiu a Secretaria Estadual do Bem-Estar Social(SETAS). SEU TRABALHO PODE SER SINTERIZADO POR UM RESULTADO.
Wilma de Faria saiu da Setas para eleger a deputada constituinte, nas eleições de 15 de noveembro de 1986, obtendo 145 mil votos.
Aos eleitors que lhe conduziram ao Congresso Federal, Wilma não decepcionou. Por seu trabalho ela recebeu nota 10 do Departamento Intersindical de Assuntos Parlamentares (DIAP), órgão que avalia a atuação de cada parlamentar.
Em 15 de novembro de 1988 Wilma de Faria foi eleita prefeita de Natal pela primeira vez. Obteve 93,728 sufrágios contra 86.808 do adversário, deputado federal Henrique Alves (PMDB).
Ao final do mandato, foi convidada pelo então governador de Pernambuco, Miguel Arraes, a assumir a Assessoria Especial do Governo do Estado.
Voltando ao Rio Grande do Norte onde sempre manteve suas raízes, em 3 de outubro de 1996 elegeu-se novamente prefeita da capital. Obteve 92.244 votos contra 74.444 de Fátima Bezerra (PT).
Wilma de Faria teve, novamernte, seu desempenho como prefeita reconhecida, em 1º de outubro de 2000, foi reeleita pelo natalenses para seu terceiro mandato da capital do Rio Grande do Norte. Venceu outra vez a petista Fátima BEZERRA POR 178.016 VOTOS A 90.630.
Nas eleições de 6 de outubro de 2002, atendendo ao apelo do povo potiguar, Wilma de Faria deixou à Prefeitura de Natal, para disputar o Governo do Estado.
Contrariando a alguns observadores que, no processo pré-eleotoral previam que ela não se aventuaria em concorrer contra as duas grandes estruturas políticas-partidárias do Estado, que apresentaram como candidatos ao Governo, respectivamente, governador Fernando Freire (Unidade Popular) e senador Fernando Bezerra (Vontade Popular), Wilma de Faria se lançou candidata ao Governo.
No 1º turno obteve 492.756 votos. Para a disputa final teve como concorrente o governado Fernando Freire (PPB), que recebeu 404.865 votos.
No embate final do segundo turno, Wilma de Faria teve a maior vitória na história política em disputas do Governo do Estado. Venceu Fernando Freire por uma maioria de 296.927 votos. Ela contabilizou 820,541 votos contra 533.614 de seu adversário.
No dia 13 de junho de 2008, uma sexta-feira 13,, mas nem a Governadora Vilma de Faria fazia idéia que aquele dia a esperava. Logo de madrugadinha, o mundo desabou sobre seus ombros com a notícia de que a Polícia Federal havia cercado vistosamente o edifícop onde reside seu único filho varão. O advogado Lauro Maia Neto, que tem o nome de um falecido homem publico que morreu sem perder sua dignidade, e, pior ainda, coma informação de que nem seu prestígio impederia a prisão do rapaz. Munido de determinação judicial, os policiais federais o levariam de qualquer jeito, assim como as outras 12 pessoas indigitados numa investigação que vinha evoluindo......
ANTONIO JÁCOME DE LIMA JÚNIOR – vice-governador de Vilma de Faria, eleito em 27/10/2002.
Antonio Jácome, natural de Souza-PB,nascido a 26/5/1962, mas ainda pequeno veio para o RN com os pais comerciantes, indo morar em Patu, depois em Mossoró e em seguida indo para Natal. Durante toda a infância e adolescência sempre estudou em escolas públicas, mais nunca desistiu de realizar um sonho antigo: seguir a carreira de médico, desejo almejado desde criança. Aos 17 anos, enfrentou vestibular da UFRN e foi aprovado, ingressando no curso de Medicina em 1986, o qual um dia o levaria a seguir a carreira política. Ao concluir o curso o pastor Jácome optou por especializar-se em Ginecologia. Clínica Geral e Ultrasonografia. Vindo de uma família evangélica de 10 filhos, sempre foi introvertido, mas sempre se destacou, tanto pelo bom desempenho nos estudos quanto pela personalidade solidária. Gostava de ajudar, irmãos, amigos, vizinhos, Enfim. Na família é considerado um líder e tem admiração unânime de todos os irmãos, sendo apontado como prestativo, humilde e simples, virtudes inerentes a sua pessoa. É o único vice-governador evangélico em todo o País na atualidade. Integrante da Convenção da Assembléia de Deus no RN, começou a atuar na vida pública em 1998 quando em 15/11 foi eleito pela primeira vez vereador em Natal exercendo esse mandato até 1990, quando em 3/10 foi eleito deputado estadual, sendo o primeiro deputado estadual evangélico. Em 6/10/96 foi novamente vereador e em 4/10/98 foi conduzido Mais uma vez a AL. Em 1996 foi secretário municipal de Promoção Social e também em 2001 foi secretário de Assuntos Comunitários da Prefeitura de Natal e durante um bom tempo coordenou na administração da então prefeita da Capital, Vila de Faria, o Programa Nosso Bairro Cidadão. Médico ginecologista, ultrasonografista e clínico geral, o pastor Jácome, como é carinhosamente chamado no Estado, também é advogado especialista em Direito Público e Teólogo com bacharelado e mestrado. Casou-se em 1980, com Edna Gomes de Souza Jácome e pai de Ana Hélbane (1986), Antonio Hélbert (1989) e Jacó Helder (1992).
SECRETARIADO
Gabinete civil – Volber Lopes Pinheiro Júnior, natural de Natal-RN, nascido a 11 de novembro de 1958, filho de Volber Lopes Pnheiro e de Maria Helena Chaves Pinheiro. Bacharel em Direito, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Subsrituiu o jornalista Aluízio Lacerda no início de 2007 e em 2 de junho de 2008 solicitou a governadora Wilma de Faria a sua exoneração, sendo substituído por........................MEIO
MEIO AMBIENTE – Iberê Ferreira de Souza. Substituiu Josemar Azevedo
AGRICULTURA – Deputada Larissa Rosa. Substituiu Elpidio Fernandes
DESENVOLVIMENTO ESCONOMICO – MARCELO ROSADO,natural de Mossoró-RN, Engheiro Civil, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Antes de ser secretário estadual exercia o cargo de diretor-técnico da Caern. Substituiu Antonio Gadelha
RESULTADO
Vilma de Faria .(PSB)....................................492.756 – 37,6%
Fernando Freire (PPS)...................................404.805 – 30,9%
Fernando Bezerra (PTB)...............................261,225 – 19,9%
Ruy Pereira (PT)............................................147,384 – 11,1%
Sônia Cordeito (PSTU)................................ 2,392 – 0,2%
Marcônio.................................................... 1.498 – 0,1%
Ronconi (PSDC)......................................... 614 – 0,01%
Nulos.............................................................. 203.447
Brancos - ......................................................... 65,661
Votos apurados ................................................... 1.579,867
2º turno
Vilma de Faria............................................819,522
Fernando Freire...........................................522,980
Brancos - .....................................................149,333
Nulos.............................................................37,591
CANDIDADATOS DERROTADOS
GOVERNADOR:
Fernando Luiz Gonçalves Bezerra, natural de Santa Cruz, nascido a 20/2/41, filho de João Bianor Bezerra e de Hermila Gonçalves Bezerra. Empresário da construção civil, engenheiro civil, ex-presidente da FIERN e ex-presidente da CNI-Confederação Nacional da Indústria. Em 1995 assume o mandato de senador, na condição de suplente, em virtude do titular ter sido eleito para o cargo de governador, o então governador Garibaldi Alves Filho, eleito em 3/10/94. Em 1998 elegeu-se senador e em 2002 candidata-se ao governo do Estado, ficando na 3ª colocação, atrás de Vilma de Faria e Fernando Freire.
RUI PEREIRA DOS SANTOS, natural de Campina Grande-PB, nascido em 1949, filho de José Peba Pereira dos Santos mas encontra-se no Rio Grande do Norte desde os sete anos de idade. É medico sanitarista, formado pela Universidade Federal dop Rio Grande do Norte . Funcionário do Ministério da Saúde e professor da Universidade Federal de Pernambuco . Foi membro e militante ativo do Partido Comunista Brasileiro. Orgulha-se ao afirmar que faz política desde menino quando residia na Casa do Estudante de Caicó. Nos anos 60 teve participação ativa no movimento estudantil e defendeu em praça pública as reformas de base pregadas pelo presidente da república João Goulart, deposto pelo golpe militar de 1964. Foi presidente da União Estudantil Caicoense e da Associação Universitária de Caicó. Fundador do MDB, participou de todos os movimentos contrátios a ditadura militar. Pelo PMDB foi vereador e prefeito de Serra Negra do Norte. Em 3 de outubro de 1996 elegeu-se prefeito, que teve como companheiro de administração Júlio Neto. Em 1º de outubro de 2000 disputou à releição, porém, foi derrotado pelo ex-prefeito Dilvan Monteiro da NOBREGA, por apenas sete votos. Ele obteve 2695 votos, enquanto, seu opositor obteve 2702 sufrágios. Em 9 de novembro de 2003, Ruy pereira disputou as eleições complementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito de Serra Negra do Norte, disputandou com Aluízio Farias (PP). Ruy Pereira (PT) foi o vitorioso. Essa eleição ocorreu depois que a população do município recorreu ao Ministério Público para que as eleições de 1º de outubro de 2000 fossem anuladas, acusando por abuso de poder econômico, Dilvan Monteiro da Nóbrega, e seu vice, Clementino Bezerra de Faria, da coligação PFL/PP. No antigo MDB, Ruy Pereira lutou contra a ditadura imposta pelos generais. No Partido dos Trabalhadores luta com todas as suas forças contra o neoliberal imposto pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Em 2000 foi candidato ao governo do Estado do Rio Grande do Norte, pela legenda do PT. Exerceu a pasta estadual da secretaria de Saúde, nomeado pela governadora Wilma de Faria.
SÔNIA MARIA GODEIRO, natural de Patu, nascido em 1955. Médica pediatra, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Após fazer residência médica em Brasília, onde iniciou sua militância na Associação dos Médicos residentes, em 1978, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, em 1980, no Distrito Federal. Em 1985 mudou-se para belo Horizonte onde trabalhou no Sindicato dos Metalúrgicos, como médica e assessora do Sindicato dos Trabalhadores em Hospitais. Em 1988 voltou para Natal e ingressa, através de concursos, no Serviço Público, sendo médica no Estado e Município de Natal. Em 1992 foi diretoira do SINDSAÚDE, se destacando pela luta em defesa da Saúde pública e de qualidade no Rio Grande do Norte.
Em 1994, junto com outros lutadores, funda o PSTU no Estado do RioGrande do Norte. Em 2002 foi candidata pela legenda do PSTU ao Governo do Estado e obteve 2.392 votos
MARCÔNIO CRUZ DO NASCIMENTO (PSDC), nascido a 3 de janeiro de 1963
56– Vilma Maria de Faria, reeleita no dia 1 de outubro de 2006 – 1º turno e confirmada no 2º turno realizado em 29 de outubro de 2006. Tomou posse em 01/01/2007
Em 2006 a oposição uniu quatro ex-governadores: Garibaldi Alves Filho, José Agripino Maia, Geraldo Melo e Fernando freire na tentativa de derrotar Wilma de Faria. O tiro saiu pela culatra, ela ganhou em 1º turno, realizado em 1º de outubro de 2006; e em segundo turno, ocorrido em 29 de outubro de 2006, vencendo o embativel o ex-governador Garibaldi Alves Filho e seu companheiro de chapa, o deputado federal Ney Lopes de Souza
VILMA MARIA DE FARIA, mossoroense, nascida a 17/2/1945, na casa nº 1248, na Avenida Rio Branco, Centro, em frente a antiga Estação Rodoviária e atual Estação das Artes “Elizeu Ventania”. Filha de Morton Maria Faria e de Francisca Sales Paraguai de Faria. Ex-esposa do ex-governador Lavoisier Maia. Em 1983 assumiu a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social. Em 15/11/86, elegeu-se deputada federal (Constituinte), tendo sido a 1ª mulher potiguar a se eleger deputada federal, com 145 mil votos. Vilma teve atuação destacada na Assembléia Nacional Constituinte, quando foi escrita a atual Constituição Federal, promulgada em 5/10/1988. Em 15/11/1988 elegeu-se primeira mulher prefeita de Natal, cargo para a qual foi eleita novamente em 6/10/96 e reeleita em 1/10/2000. No início de abril de 2002, Vilma de Faria renuncia o cargo de prefeita da capital para disputar o governo do Estado, juntamente com seu companheiro de chapa, o deputado estadual Antônio Jácome (PSB). Para a surpresa dos potiguares, ela nas eleições de 6/10/2002 conquistou a 1ª colocação, vencendo as duas principais oligarquias do Rio Grande do Norte – Alves e Maia, ficando na frente dos candidatos Fernando Freire apoiado pela família Alves e Fernando Bezerra apoiado por José Agripino. No 2º turno, ocorrido em 27/10/2002, a mesma venceu Fernando Freire, com quase 300 mil votos. Nas eleições de 2004, Vilma de Faria sozinha elegeu seu candidato a prefeito de Natal, Carlos Eduardo. Naquele pleito eleitoral se juntam 5 ex-governadores: Aluízio Alves, José Agripino, Garibaldi Alves, Geraldo Melo e Fernando Freire na tentativa de derrotar a nossa governadora, mas todos sofreram uma fragorosa pisa de saia. No próximo pleito eleitoral disputará à reeleição concorrendo com o ex-governador Garibaldi Alves.
Vilma de Faria é mãe de quatro filhos, entre eles, destaca-se Márcia Faria Maia Mendes, nascida a 14 de fevereiro de 1965, deputado estadual. É professora com Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
GRANDES OBRAS:
- Ponte de Todos Newton Nazarro
Newton Nazarro Bilro, ,natural de Natal, nascido a 8 de outubro de 1928. Pintor, orador, cronista, teatrólogo e professor. Eleito membro da cadeira 37 da ANL no dia 13 de abril de 1967. Artísta plástico, poeta contista, cronista, teatrólogo. Seu nome encontra-se na maior obra de engenharia do Rio Grande do Norte,Imortal da Academia Norte Rio Grandense, cadeira 37. Patrono da Ponte Forte Ridinha, inaugurada no dia 20 de novembro de 2007, pela Governbadora Vilma de Faria. Faleceu em Natal no dia 18 de março de
Ilha de Santana, em Caicó, inaugurado em 20 de junho de 2008
Urbanização completa da Avenida Rio Branco, em Mossoró
30 mil casas populares construídas e reformadas
1.500 quilômetros de estradas
Mais de 600,000 metros deadutoras
Duplicação e urbanização da Avenida Presidente Dutra, em Mossoró
Duplicação da avenida Alberto Maranhão, em Mossoró
Novo Centro de Convenções de Natal
Centro de Convenção, em Mossoró
Recuperação total da BR 405, trecho Mossoró/Itaú
Construção da Ponte sobre o Rio Piranhas, no município de Jucurutu
VICE-GOVERNADOR
IBERÊ FERREIRA DE SOUZA – natural de Santa Cruz-RN, nascido a 27 de fevereiro de 1944, filho do Coronel Odorico Ferreira de Souza (Santa Cruz-RN, 27/7/1908 – Natal, 17/022/2002) e de Hermengarda O’Grady de Paiva Ferreira de Souza. Casado com Celina Maria Maia Ferreira de Souza. Foi deputado Estadual, de 1971 a 1975, de 1975 a 1979, pelo antigo MDB e atual PMDB; Deputado Federal, 1991/95, 1995/99, pelo antigo PFL, atual Democratas, 1999/2003 e 2003/2006. Em 1º de outubro de 2006 foi eleito vice-governador na chapa de Vila de Faria. Em 10 de fevereiro de 2003 licenciou-se do mandato para exercer o cargo de Secretário de Agricultura e Pesca do Rio Grande do Norte. Foi também Secretário do Trabalho e Ação Social, de 24 de outubro de 1997 a 1º de abril de 1998. É o atual Secretário de Meio Ambiente
Secretários
TRIBUÇÃO – Dra. Lina Meira Viana, natural de NATAL, NASCIDA EM 1951. Auditora fiscal federal, foi delegada da receita Federal no Rio Grande do Norte. Fez parte da administração estadual, ao ocupar pela primeira vez a Secretaria de Tribução
INTERIOR, JUSTIÇA E CIDADANIA

LEONARDO ARRUDA CÂMARA, natural de Nova Cruz-RN, nascido em 1950. Tem uma história rica na política do Rio Grande do Norte. Em 15 de novembro de 1972 foi vereador em Nova Cruz, herdando do pai, o ex-prefeito de Nova Cruz, Lauro Arruda Câmara, o gosto pela política. Em 1980, Arruda funda o PMDB no Rio Grande do Norte, depois saiu para o extinto PDS, posteriormente PFL e atual Democratas, e em 1988 mudou-se para o PDT. Na família Arruda tem outros expoentes da política potiguar como é o caso do seu ex-deputado Demócrito de Souza (19/8/1945 – 23/8/1981), seu cunhado, e do ex-prefeito de Alexanadria, Waldemar de Souza Veras 921/1/1921 – 25/11/1993)
Planejamento e Finanças – FRANCISCO VAGNER GUTEMBERG DE ARAÚJO, natural de Lucrécia-RN, nascido em 1969, exerceu duas vezes o cargo de prefeito de Lucrecia. Foi duas vezes secretário de Ação Social. Também esteve no primeiro escalão da Prefeitura de Natal, como secretário de Turismo. Foi secretário-geral da Federação dos Municípios.
TURISMO
1 – Haroldo Azevedo, natural de Natal, nascido em 1949, é empresário do setor hoteleiro. Também tem empresa de construção civil e proprietário da Rádio Cidade FM de Natal. Foi presidente do Sindicato das Empresas de Comunicação do Rio Grande do Norte.
2 - NELSON HERMÓGENES DE MEDEIROS FREIRE, natural de Natal, filho do ex-prefeito de Natal José Pinto Freire e de Dolores Medeiros Freire. Casado com Soraya Morais de Souza Freire, com seis filhos e é político a quase três décadas. Com seis mandatos eletivos consecutivos, o primeiro foi eleito vereador em 15 de novembro de 1982, e cinco como deputado estadual: 1986, 1990, 1994, 1992 e 2002. Ele vem dando seqüência a uma tradição política familiar que, além do seu pai, inclui também o tio, o saudoso Jessé Pinto Freire.
Incentivador do desenvolvimento econômico do Estado, ele sabe a importância do turismo, pasta na qual tomou posse em 1º de julho de 2004, na administração de Garibaldi Alves Filho. Já foi secretário de Estado de Indústria, Comércio e Tecnologia, de 1999 a 2001, portanto conhece o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte, atuando na geração de emprego e renda para a população
GABINETE CIVIL
1 – Carlos Alberto Faria, natural de Caicó-RN, nascido em 1951, irmão da governadora. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes e presidente da Fundação do Coração.

2 - WOLBER LOPES PINHEIRO JÚNIOR saiu a pedido em 3/6/8
3 -
AGRICULTURA
1 – IBERÊ FERREIRA DE SOUZA –
3 –– 6/2/2007- LARISSAA DANIELA DA ESCOSSIA ROSADO ANDRADE, natural de Mossoró-RN, nascida a 22 de julho de 1974, filha de Laire Rosado Filho e de Sandra Maria da Escossia Rosado, casada com Francisco de Andrade da Silva Filho, com duas filhas: Mariana Andrade Rosado e Lara Andrade Rosado. Formada em Admministração pela Universidade Potiguar (Unp) Eleita deputada estadual em 4 de outubro de 2006 e tomou posse em 20 de março de 2007. Presidente do PMDB jovem de Mossoró (1992/98), delegada do Diretório Municipal do PMDB de Mossoró. Diretora do jornal O Mossoroense (fundado a 17 de outubro de 1872, quarto jornal mais antigo do paos em circulação), diretora da FM Resistência, diretora da Casa de Saúde Dix-sept Rosado e coordenadora regional do Movimento Integrado de Orientação Social (MEIOS), em Mossoró
03/06/2008
4 – PEDRO ALMEIDA, INTERINAMENTE – 3/6/2008 - Natural de Cariús-CE, nascido a 12 de outubro de 1946, filho de Silvestre Duarte e Lindalva Lima Duarte. É Casado Com Maria Valme Carneiro Almeida e pai de Luana Carneiro Almeida e Leonardo Carneiro Almeida. No Ceará realizou os estudos de 1º grau, atual ensino fundamental e 2º grau, atual ensino médio, formando-se em como engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem curso de especialização em economia rural, em administração de programas de desenvolvimento agrícola e de aperfeiçoamento em estatística aplicada a ciências agrpária e sociais. Foi diretor da antiga ESAM-Escola Superior de Agricultura de Mossoró, atual UFERSA-Universidade Federal do Semi-Árido. Foi secretário de Habitação e Promoção Social e de Agricultura do Rio Grande do Norte, em dois períodos, o primeiro no governo de Garibaldi Alves Filho; e em 3 de junho de 2008 assumiu, interinamente, a pasta, tendo em vista que a titular, a deputada estadual Larissa teve que exonerar-se da secretaria para se canidatar ao cargo de prefeito de Mossoró
JOÃO MAIA
AÇÃO SOCIAL
Márcia Maia, natural de Natal, nascida a 14 de fevereiro de 1965, filha de Lavoisier Maia Sobrinho e Vilma Maria de Faria. Formada Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

RUBENS MANUEL LEMOS FILHO, natural de Natal, nascido a 20 de agosto de 1970, filho de Rubens Manuel Lemos e de Isolda Maria de Melo Lemos.jornalista, foi editor da TV Cabugi, TV Potengi, repórter e editor do jornal Tribuna do Norte, da revista RN Econômico e coordenou a Assessoria de Comunicação Social do Estado. É cronista e articulista em jornais de Natal e Mossoró. Atuou na assessoria de imprensa da coligação Vitória do Povo e da equipe de transição
CONSULTORIA GERAL – Tatiana Mendes Cunha, natural de Natal, nascida em 1963, filha de Dalton Cunha e de .... Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Direiro Administrativo. Pertence aos quadros da procuradoria da Assembléia legislativa do Rio Grande do Norte. Foi professora da UFRN, conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil e assessora da Mesa Diretora da Assembléia legislativa
ASSUNTOS FUNDIÁRIOS – JOSÉ ANCHIETA LOPES (PC do B), nascido em 1954. É mestre em Economia Rural e um dos autores do Plano Estadual de Reestruturação Fundiária. Foi candidato a vice-governador em 2002 pela coligação Frente Popular Potiguar
ARTICULAÇÃO COM MUNICÍPIOS
Ismael Wanderley Gomes Filho, natural de João Pessoa-PB, nascido a 21 de março de 1942, filho de Ismael Wanderlei Gomes e de Maria Albertina Ribeiro Wanderley. É administrador de Empresas e Advogado, formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1963/67) Candidato pelo Partido Socialista Brasileiro no pleito eleitoral de 6 de outubro de 2002. Nascido em 1942. Em 15 de novembro de 1986 foi eleito deputado constituinte. Exerceu a presidência da Caern e da Poti Gás. Era casada com Ana Catarina Lyra Alves, natural de Ntal, nacida a 9 de dezembro de 1948, filha de Aluízio Alves e Ivone Lyra Alves.
1 - SAÚDE – Dr. Ivis Bezerra, natural de Natal, nascido em 1940. É professor do departamento de Ginecologia e Obstetrícia. Implantou a Secretaria Municipal de Saúde de Natal.
RUI PEREIRA DOS SANTOS – POSSE EM 01/02/2005

2 - RUI PEREIRA DOS SANTOS, natural de Campina Grande-PB, nascido em 1949, filho de José Peba Pereira dos Santos mas encontra-se no Rio Grande do Norte desde os sete anos de idade. É medico sanitarista, formado pela Universidade Federal dop Rio Grande do Norte . 3 - ADEMARO CAVALCANTE, do PT, 2001
Adelmaro Cavalcanti Júnior. Natural de Natal, nascido em 1957, formado em Farmácia Bioquimica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especializado em Administração Hospitalar e Estabelecimentos de Saúde; NBA em Gestão Financeira; Especializado em Gestão Pública ; Com, experiência em Chefe do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Giselda Trigueiro; Diretor Administrativo do Hospital Giselda Trigueiro; Diretor Administrativo do Hospital Maria Alice Fernandes; Diretor Geral da Unicat.Antes de assumir a Secretaria de Saúde era Secretário-Adjuntoé auxiliar do governo Wilma de Faria desde janeiro de 2005 , quando assumiu como secretário-adjunto de Saúde. Em 2006, foi empossado secretário de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte e permanecendo no cargo até 26 de junho de 2008, quando foi substituído pelo seu Adjunto-Secretário, Dr. George Antunes. Médico anestesiologista, Adelmaro já foi presidente do Sindicato dos Médicos e da Associação Médica, é membro do Conselho Regional de Medicina e do Conselho Estadual de Saúde. Também ocupou o cargo de diretor da Unimed no Estado.
26/08/2008-Dr. GEORGE ANTUNES DE OLIVEIRA
DEFESA SOCIAL
1 - CLÁUDIO MANOEL SANTOS – 01/01/2003, natural de Jardim do Seridó-RN, Advogado tributarista e já exerceu a profissão de jornalista. Na comunicação imprensa ele trabalhou nos jornais Tribuna do Norte e Diário de Natal, até 1976. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Bela. DELEGADA KALLINE LEITE – 29/03/2004 - interinamente
02/04/2004
2 - Dr. Francisco Glauber Bezerra, nascido em 1955. Foi nomeado em 29 de março de 2004, pela governadora Vilma de Faria, em substituição ao dr. Cláudio Santos, que solicitou para sair da pasta da SECRETARIA DA Segurança e DEFESA Social que ao sair, quem tomou foi a secretária-adjunta, a delegada Kalline Leite, que respondeu pela pasta até 2 de abril de 2004, quando o novo titular tomou posse. Francisco Glauberto, paraibano, mas havia residido em Natal por sete anos quando era agente da Polícia Federal. Antes de ser secretário estadual no Rio Grande do Norte, ele era Promotor Público na Paraíba, mas se desvinculou do cargo para assumir a Secretaria da Defesa Social no Rio Grande do Norte, mesmo cargo que havia assumido na Paraíba
3 - CASTRIN
INFRA-ESTRUTURA –
1 – GUSTAVO CARVALHO, Economista e empresário. Foi secretário de Esportes e Lazer do município de Natal, na administração de Vilma de Faria e foi também Chefe de Gabinete, na gestão de Carlos Eduardo Alves
2 – ADALBERTO PESSOA CARVALHO
3 – JOSÉ AGRIPINO NETO, em julho de 2008
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
1 - JOÃO DA SILVA MAIA
2 – MARCELO ROSADO
RECURSOS HIDRICOS – Josemá de Aevedo, natalense, nascido em 1939. Foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi presidente da Cosern-Companhia de Águas e Esgostos. Foi secretário de Serviços Urbanos de Natal. Exerceu a presidência da Agência REGULADORA DE Serviços de Saneamento do município de Natal,
INDUSTRIA E COMÉRCIO , CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CARLOD ALBERTO DE SOUSA ROSADO – BETINHO ROSADO
PROCURADOR GERAL
1 - Paulo barra neto, natural sw Felipe Guerra, nascido em 1957. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi assessor jurídico do Banco do Nordeste e professor de Direito na UFRN e da UNP. É dos quadros da Procuradoria-Geral do Estado. Concluiu mestrado em Direito Constitucional e Tributário. É especialista em Processo Civil e Penal. Permaneceu nesse cargo até 24 de junho de 2005, quando foi substituído pelo Dr. José Sales.
2 – JOSÉ SALES da silva
3 – Em 18 de junho de 2007, o novo procurador de Justiça, Dr. JOSÉ AUGUSTO PERES, tomou posse, para o biênio 2007/2009, que substituiu José Alves da Silva. Ele disputou a indicação com a promotora Iadya Gama Maio, e teve seu nome aprovado pela Assembléia Legislativa, por unanimidade, entre 22 deputados presntes, na reunião ordinária realizada em 9 de maio de 2007
MISSÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Disciplinado pela Lei Complementar nº 75/93, de 20 de maio de 1993, o Ministério Público é uma instituição permanente, essencial à função jurisdiconal dói Esatado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e dos interesses individuais indisponíveis.
Entre as funções institucionais do Ministério Público a de promover a inquérito civil e ação civil pública, paraa proteção do patrimônio público, histórico e social, do meio ambiente dos direitos humanos e de outros interesses difusos e coletivos (artigo 127 a 130. Da Constituição Federal, promulgada em 5 de outubro de1988.
INDIRETA
AGÊNCIA DE FORMENTO-AGN
Presidente – NELSON Tavares Filho
CEASA
Presidente – João Alves de Carvalho Bastos
CAERN
Presidente – Pedro Augusto Lisboa
DATANORTE – 26/04/2004
Presidente – David de Medeiros Leite,natural de Mossoró, nascido a 17 de junho de 1966. É bacharel em administração em direito. Possui pós-graduação em administração. Já exerceu vários cargos públicos em empresas privadas e públicas, tendo passado pela superintendência do IEL-Instituto Euvaldo Lodi,órgão cinculado a Casa da Indústria, foi diretor geral do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região e desde do dia 16 de abril de 2004 passou a dirigir a Datanorte, a Companhia de Processamento de Dados do Governo do Rio Grande do Norte, com a difícil missão de darr andamento aproximandamente 26 mil mutuários em atuação pendente de débitos
POTIGÁS
Presidente – Pedro Holanda Filho
DETRAN
2 - AURA AMÉLIA DE SOUZA ROSADO, natural de Mossoró, nascida a 10 de outubro de 1947, filha de Jerônimo Dix-sept Rosado Maia e de Adalgisa de Souza Rosado (07/7/1919). Formada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Foi presidente da Capitania das Artes em Natal, na administração da prefeita Vilma de Faria, cargo que acumulou experiência para servir bem a sua terra natal na área cultural, exercendo a pasta da Secretaria Municipal da Cidadania, que engloba três gerências – a de ação social, saúde e educação. Em 2001 foi nomeada para a diretoria da Faculdade Mater Chirsti de Mossoró. Exerceu a presidência da Fundação José Augusto, em Natal, na administração da governadora Vilma de FARIA;
3 - JOAQUIM CRISPINIANO NETO, natural de Santo Antônio, mas radicado em Mossoró, nascido a 22 de fevereiro de 1956, filho de José Ireno Romero de Lima e Rita dos Santos de Lima. Casado com Maria Lúcia de Medeiros Crispiniano. Pai de Telêmaco Sandino de Medeiros Crispiniano, Penélope Domitila de Medeiros Crispiniano e Ireno Romero de Medeiros Crispiniano. Avô de Victor Vasconcelos Crispiniano e Igor Sandino Paiva Crispiniano. Na Casa de Cultura funciona a Academia Apodiense de Letras, fundada em 23 de junho de 2006.
INSTITUTO DE GESTÃO DAS ÁGUAS-IGARN
Diretor – Maria Geni Formiga de Faria
EMATER
Diretor – Luiz Cláudio de Sousa Macedo
IDEMA
Diretor – Eugênio Marcos Soares Cunha
INSTITUTO DE PESOS E MEDIDA DO RN-ipem
Presidente – Augustop Halley Caldas Targino
2 – Aluízio Lacerda
IPE –
PAULO AFONSO LINHARES, natural de Caraúbas-RN, nasido a 9 de junho de 1956, filho de José GENTIL DO Nascimento e de Neusa Xavier Linhares, casado com Zugnetti Celina da Mota Linhares, pai de Inessa da Mota Linhares Vasconcelos, Ingrid Paola da Mota Linhares, Indira Paula da Mota Linhares e Pedro Daniel dos santos Linhares. Fez o ensino básico e médio no Centro Educacional erônimo Rosado, Mossoró-RN. Formou-se em Direito pela Universidade de Brasília-UnB, no ano de 1978. Tem espcialização em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e mestrado em Direito pela Universidade Fedral do Ceará
EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA
Diretor Presidente Robson de Macedo Vieira
JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO RN-JUCERN
Presidente – Ronaldo Silva de Rezende
REITOR DA UERN
2 - Milton Marques de Medeiros, natural de Upanema - RN, nascido a 09 de Julho de 1949, filho de Francisco Marques de Medeiros e Luiza Freire de Medeiros. É casado com Zilene Conceição Cabral de Medeiros. Formou-se em Medicina pela UFPB, tem especialização de Psiquiatria pela USP - Universidade de São Paulo. Exerce atualmente as funções de diretor da Casa de Saúde São Camilo de Léllis, em Mossoró, diretor superintendente da Radio Princesa do Vale, Assu (inaugurada em 16/10/1981), diretor e superintendente da TCM - Televisão a Cabo Mossoró (inaugurada em 29/11/2002), diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) - Faculdade de Medicina de Mossoró, nomeado em 26/10/2004 e Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR
CEL BALBINO RODRIGUES - 3/10/2003 – 4/3/2005 - Natural de Canguaretama-RN, nascido a 28 de março de 1955, filho de Severino Balbino Rodrigues e Neusa Targino Alves. Ingressou na PM no dia 11 de março de 1976, na condição de aluno a oficial.
CEL PM MARCOS RODRIGUES - DESDE 10/3/2005
CEL PM MARCOS RODRIGUES PINHEIRO, natural de Natal-RN, nascido em 12 de janeiro de 1958, filhoi de Geraldo Hermínio Pinheiro e de Matercia Rodrigues Pinheiro. Ingressoau na Polícia Militar em 1º de março de 1978, na condição de aliuno-a-oficial.por haver exercido o comando da APM Cel Milton Freire, num período de 02 (dois) anos e 05 (cinco) meses com lealdade, dedicação, criatividade, eficiência e responsabilidade, oficial inteligente, cordial, destaca-se pela sua notória capacidade de administrar, materializada através das evidentes realizações em sua gestão, sempre procurando convergir esforços para a preparação e aperfeiçoamento profissional dos integrantes de nossa instituição.
COMANDANTE DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR
CORONEL CLÁUDIO CRISTIAN BEZERRIL DA SILVA, natural de Natal, nascido em 2 de maio de 1964, filho do saudoso coronel PM Cláudio Ferreira da Silva, natural de Natal, nascido em 1º de abril de 1939 e falecido em 25 de maio de 2003, filho de pai não declarado e de Letice Ferreira da Silva; e e de Gilvanete Bezerril da Silva. Ingressou na PM em 22 de janeiro de 1982, na condição de aluno-a-oficial.
CANDIDATOS
NEY LOPES DE SOUZA, natural de Natal, nascido a 14/2/1945, filho de do alfaiate José Ferreira de Souza (ASSU, 20/3/1916 – Natal, 1972). Formado em direito pela UFRN, em 8/12/67. Casou-se em 30/12/1967, com a professora Abigail de Andrade Souza, pauferrense, filha de Claudionor Telógio de Andrade e de Maria Vancy Aquino (30/4/12 – 29/3/05), filha de José Aquino e Maria Eugênia de Aquino. Pai dos seguintes filhos: Karla Maria, Ana Lílian e Ney Lopes Júnior. Foi chefe da Casa Civil no governo de Cortez Pereira, no ano de 1971. Além de Advogado, é professor de Direito Constitucional, jornalista. Autor da coluna “OPINIÃO”, publicada aos domingos nos jornais “O POTI’, de Natal e na “GAZETA DO OESTE”, de Mossoró. É empresário, dono do Sistema de Comunicação Ney Lopes, com 2 emissoras de rádio, AM Vale de Apodi, 1030 kHz. Inaugurada em 23/6/2002, e a FM Abolição de Mossoró, 95,7 Mhz, inaugurada em 19/7/2003. Faz o programa “BOM DIA DEPUTADO”, direto de Brasília, diariamente às 05h45, na Rádio Vale do Apodi. Nei Lopes encontra-se em seu 6º mandato como deputado federal, sendo o parlamentar com muito prestígio na Capital Federal, exercendo a presidência do Parlamento-americano, com sede em permanente em São Paulo – é o único organismo de representação interparlamentar das Américas e Caribes, homologado pela UNU através de tratado internacional, que reúne deputados e senadores da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUIARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUIARES NEWS
CRIADO EM 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO SPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR. COM 20 BLOGS, 1780 LINKS,UM ORKUT, UM TWITTER, UM MSN, UM YOUTUBE E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1806 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB

VISITANTE DE NÚMERO

Contador de visitas